Polícia Civil prendeu dois suspeitos no Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, durante a Operação Virtude, que combate crimes contra idosos em todo o país.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil prendeu dois integrantes de uma quadrilha especializada no golpe do “falso clube de vantagens” durante uma operação no bairro do Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio, na quinta-feira. A ação foi conduzida por agentes da 26ª DP (Todos os Santos) e faz parte da Operação Virtude, que combate crimes contra pessoas idosas em todo o país.

Segundo as investigações, o grupo atraía vítimas — principalmente idosos — oferecendo adesão a um suposto clube de benefícios que prometia descontos em redes conhecidas de farmácias, supermercados e lanchonetes. Para convencer as pessoas, os golpistas afirmavam que o valor pago seria convertido em créditos, mas os débitos eram realizados de forma integral, sem qualquer devolução.
Como funcionava o golpe
Com os cartões bancários em mãos, os criminosos faziam pagamentos não autorizados e desapareciam logo em seguida, deixando as vítimas sem resposta. Em alguns casos, o prejuízo individual chegava a R$ 3 mil.
Os agentes monitoravam o grupo havia cinco dias e conseguiram agir após serem abordados por uma mulher que relatou que sua mãe, idosa, havia acabado de cair no golpe. A partir dessas informações, a equipe localizou um dos suspeitos e, em seguida, prendeu uma mulher apontada como sua comparsa.
Criminosos já tinham histórico de fraudes
De acordo com a Polícia Civil, a mulher detida já respondia a 17 inquéritos por crimes de estelionato e associação criminosa. Ambos foram autuados em flagrante. As investigações seguem em andamento para identificar outros envolvidos no esquema.
Operação Virtude combate crimes contra idosos
A ação integra a Operação Virtude, uma força-tarefa nacional coordenada no Rio pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), com apoio do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE) e da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti). O objetivo é intensificar, ao longo de outubro, o combate a golpes e outros tipos de violência praticados contra pessoas idosas.