O trabalho policial apontou que um grupo criminoso situado em Cuiabá (MT) enviava drogas e armas escondidas em fundos falsos produzidos em veículos alugados, tendo como destino diversas regiões no Brasil.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, com o apoio do Gaeco/MT, a Operação Escamotes, com o objetivo de desarticular associação para o tráfico de drogas. Mandados judiciais estão sendo cumpridos em Cuiabá (MT), Várzea Grande (MT), Vitória da Conquista (BA) e Hidrolândia (GO).
Os policiais cumpriram no momento 13 mandados de busca e preensão e sete mandados de prisão preventiva, expedidos pela Justiça Estadual de Mato Grosso.
O trabalho policial apontou que um grupo criminoso situado em Cuiabá (MT) enviava drogas e armas escondidas em fundos falsos produzidos em veículos alugados, tendo como destino diversas regiões no Brasil.
As averiguações tiveram início em agosto de 2023, durante a prisão em flagrante de uma pessoa transportando cerca de 40 quilos de entorpecentes em um fundo falso de um veículo. As investigações foram aprofundadas, fazendo com que a polícia chegasse aos líderes do grupo criminoso.
Estima-se que o grupo tenha transportado toneladas de entorpecentes e diversas unidades de armas de fogo de uso permitido e restrito para outros Estados da federação.
A operação Escamotes conta com aproximadamente 50 policiais federais e oito membros do GAECO/MT.
Organização criminosa voltada ao contrabando
Nesta quarta-feira, a Polícia Federal em Maringá deflagra a Operação Malora, visando desarticular uma organização criminosa atuante no contrabando de cigarros. Cerca de 35 Policiais Federais fazem diligências para cumprir oito mandados de busca e apreensão e oito mandados de prisão preventiva expedidos pela 3ª Vara Federal de Maringá/PR.
Os investigados se valiam de um sítio e de barracões em cidades como Paraíso do Norte/PR, Paranavaí/PR, Nova Esperança/PR, Mandaguaçu/PR e Maringá/PR para o recebimento de cargas ilícitas provenientes do Paraguai. Em seguida, a mercadoria era levada sob escolta de batedores para diversas cidades, principalmente no Estado de São Paulo.
Ao longo da investigação, foram presos em flagrante 16 indivíduos e apreendidos 11 carretas e caminhões carregados com cigarros e drogas, sendo 501 kg de cocaína e mais de 1 tonelada de maconha. Um desses presos fugiu para os EUA após prestar fiança, mas foi detido pelas autoridades norte-americanas para fins de extradição e aguarda o retorno ao Brasil.