A investigação teve início após a análise de materiais apreendidos em operação anterior, que revelaram indícios de comercialização ilícita de mercadorias subtraídas.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira, uma operação de busca e apreensão em dois endereços localizados na cidade de São Vicente/SP. A ação visa aprofundar as investigações sobre um esquema de receptação de cargas roubadas.

A investigação teve início após a análise de materiais apreendidos em operação anterior, que revelaram indícios de comercialização ilícita de mercadorias subtraídas. Mensagens obtidas no telefone celular de um dos investigados indicam negociações para a venda de um contêiner contendo aproximadamente 23 toneladas de fios de cobre, avaliados em cerca de R$ 3,2 milhões.
As comunicações interceptadas sugerem que os envolvidos buscavam compradores para a carga, supostamente proveniente de roubo à Receita Federal. Além disso, os suspeitos já haviam sido denunciados em outro inquérito policial por envolvimento em tráfico transnacional de entorpecentes, e há indícios de sua participação em outros crimes, como desvio de combustíveis, manipulação de rastreadores de carga e tentativa de aquisição ilegal de munições.
Extração de ouro
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou a Operação Olhos D`ouro, com o objetivo de instruir investigação relativa à mineração ilegal de ouro, no município de Santaluz/BA.
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em uma residência, um galpão comercial e uma propriedade rural, de onde está sendo retirado minério, conhecido como “rejeito”, para posterior extração de ouro.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão.
Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva.
Garimpo ilegal de quartzo
Na última sexta-feira, a Polícia Federal, em atuação conjunta com o ICMBIO e a CIPE-Caatinga (PM/BA), realizou a Operação Caepado II, segunda fase da operação policial com o objetivo de manutenção da desistrusão realizada em novembro de 2024 e de combater o garimpo ilegal na Serra do Capeado, área integrante do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, no município de Sento Sé/BA.
A operação resultou na desintrusão de garimperiros que promoviam a extração não autorizada de quartzo, na apreensão de veículos e destruição de equipamentos utilizados na prática do delito.
As investigações continuam visando identificar os principais receptadores e eventuais financiadores da atividade ilícita, cujos envolvidos poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União e dano ambiental à Unidade de Conservação.