Os suspeitos poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas, cujas penas máximas somadas chegam a 27 anos de prisão e multa.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Cilindro Express. Estão sendo cumpridos, em conjunto com a PMMG, nas cidades de Poços de Caldas/MG e Foz do Iguaçu/PR, cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Criminais da Comarca de Poços de Caldas, sendo três nessa cidade e dois em Foz do Iguaçu, com o objetivo de colher mais provas e esclarecer a atuação criminosa do grupo.
Investigações realizadas pela PF, com apoio da Polícia Rodoviária Federal – PRF e da Polícia Militar de Minas Gerais – PMMG, revelaram que encomendas de cilindros hidráulicos contendo materiais ilícitos (drogas e armas) eram despachadas, por meio de transportadoras rodoviárias legais, a partir do município de Foz de Iguaçu (tríplice fronteira) para diferentes regiões do Brasil. Foram apreendidos entorpecentes e aparelhos celulares e uma pessoa foi presa por desobediência.
Os suspeitos poderão responder pelos crimes de comércio ilegal de armas de fogo e tráfico de drogas, cujas penas máximas somadas chegam a 27 anos de prisão e multa.
As investigações prosseguem com as apreciações dos materiais apreendidos e o aprofundamento das análises sobre a participação de outras pessoas e a ocorrência de outras práticas criminosas.
Tráfico de drogas no aeroporto em Guarulhos
A Polícia Federal, em ações distintas realizadas na segunda-feira, prendeu dois passageiros de voos internacionais transportando drogas para a França e Portugal.
Policiais federais, que operam os cães farejadores, prenderam uma passageira, que pretendia embarcar em voo para a Ilha da Madeira, em Portugal, levando, dentro de fundos falsos forjados em sua mala de viagem, 3 kg de cocaína.
Em outra ação, Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), ao fiscalizarem os passageiros que passam pelos pórticos migratórios, perceberam algo anormal sob as vestes de um passageiro e acionaram os policiais federais. Ao passar por busca pessoal, foram encontrados, costurados a uma bermuda, volumes contendo mais de 1 kg de cocaína. O homem foi preso em flagrante.
De janeiro a 21 de outubro de 2024, já foram presas por tráfico de drogas, no Aeroporto Internacional de SP/Guarulhos, 494 pessoas, 52% a mais, se comparado com o mesmo período de 2023 (325 prisões). Essa quantidade de presos por tráfico de drogas, já supera o total anual de todos os anos anteriores, neste aeroporto.
Esse aumento foi impulsionado pelas prisões de 159 pessoas flagradas com a droga, na forma de cápsulas, dentro do aparelho digestivo (de janeiro a 21 de outubro deste ano).