Um homem foi preso em flagrante com cigarros eletrônicos contrabandeados, destinados à comercialização em Belo Horizonte.
Por Redação, com ACS – de Brasília
Na manhã desta terça-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação Vapor Barato, com o objetivo de combater o contrabando de cigarros eletrônicos e insumos para a fabricação de “e-liquids”. Durante a ação, foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Belo Horizonte, dois em Uberlândia e um em Juiz de Fora/MG.

Um homem foi preso em flagrante com cigarros eletrônicos contrabandeados, destinados à comercialização em Belo Horizonte. Em Uberlândia, foram apreendidos sachês de nicotina aromatizada, conhecidos como “snus”, apresentados em pequenas bolsas.
O suspeito poderá responder pelo crime de contrabando.
A operação é um desdobramento de uma ação realizada em 21 de março de 2024, quando foi descoberto um laboratório clandestino de fabricação de “e-liquids” (líquido utilizado em cigarros eletrônicos), resultando na prisão em flagrante de um indivíduo.
Carga de 300 caixas de cigarros estrangeiros
Policiais federais e militares prenderam um motorista transportando uma carga de 300 caixas de cigarros estrangeiros contrabandeados do Paraguai, em uma estrada na zona rural do município de Itaipulândia, região oeste do estado do Paraná.
Durante o patrulhamento no distrito de Santa Inez, área próxima ao lago de Itaipu, a equipe policial identificou um caminhão baú, circulando pelas vias vicinais em horário não costumeiro. Ao realizar a abordagem do veículo, os policiais encontraram 300 caixas de cigarros, oriundos do Paraguai, envoltos por fitas plásticas pretas sem nenhuma documentação fiscal.
Com a constatação da prática do crime de contrabando, os policiais deram voz de prisão ao motorista, paraguaio de 30 anos, e o levaram para a Delegacia de Polícia Federal em Foz do Iguaçu, com o veículo e a carga de cigarros, para a lavratura da prisão em flagrante.
Assaltante
Policiais da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado prenderam, na noite de sábado, um assaltante com registro de roubos a turistas e residências, com arma de fogo e simulacro.
Através das investigações sobre um roubo a uma casa, os policiais conseguiram identificar um dos veículos empregados na ação criminosa e localizaram seu paradeiro. Após o acompanhamento deste veículo e com indícios da realização de uma nova prática de delitos violentos, os policiais decidiram por realizar a abordagem do carro com quatro ocupantes. Com a presença policial, o condutor empreendeu fuga pelas ruas do bairro Vila Borges, até abandonar o veículo, em movimento, com outros dois ocupantes com armas em punho, deixando o carro colidir com um muro. Dentro do veículo foi encontrado um dos assaltantes, que ficou preso nas ferragens, na posse de um revólver.
Posteriormente, foram localizados ainda um simulacro de um fuzil e uma moto, também utilizada pela quadrilha nos roubos a compristas e residências.
As investigações continuam para localizar e prender os demais integrantes da quadrilha que vem aterrorizando turistas e moradores da fronteira.
A FICCO é uma força integrada de combate ao crime organizado do Paraná, composta pela Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN) e Secretaria de Segurança Pública do Paraná (SESP/PR).