As ações englobam patrulhamentos do canal portuário, bem como inspeções de cascos de navios, no intuito de localizar substâncias e materiais ilícitos inseridos em compartimentos das embarcações. O entorpecente foi apreendido pela PF, que instaurou inquérito policial para a continuidade das investigações.
Por Redação, com ABr - de São Paulo
A Polícia Federal (PF) participa da Operação Ágata, no Porto de Santos, litoral sul de São Paulo. A ação, que ocorre deste o último dia 21, visa a prevenção e repressão ao tráfico internacional de drogas e ocorre em parceria com outras instituições públicas.
As ações englobam patrulhamentos do canal portuário, bem como inspeções de cascos de navios, no intuito de localizar substâncias e materiais ilícitos inseridos em compartimentos das embarcações.
No dia 21 foram retirados 191 quilos cocaína, em tabletes, por mergulhadores da Marinha. A droga estava escondida no caixa-mar de um navio que fora selecionado para inspeção.
O entorpecente foi apreendido pela PF, que instaurou inquérito policial para a continuidade das investigações.
Cocaína e moeda falsa
A PF, no Aeroporto Internacional de São Paulo, entre os dias 25 e 26 deste mês, prendeu passageiros de voos internacionais com droga e um homem com notas de duzentos reais falsas.
Policiais federais prenderam uma mulher, nacional do Paraguai, com mais de cinco quilos de cocaína dentro de pastas para documentos. A suspeita pretendia embarcar para Lisboa, em Portugal, e tinha como destino final a cidade de Paris, na França.
Em outra ação, policiais civis foram alertados por um funcionário de um restaurante, de que um homem estava pagando sua conta com uma nota de duzentos reais com itens de segurança ausentes. Os policiais abordaram o suspeito, um brasileiro de 37 anos de idade, e constataram a falsidade da nota. Ao revistar o suspeito foi encontrada mais uma nota com o mesmo número de série e, ao perceber que o homem carregava uma sacola com o logotipo de outra loja do aeroporto, diligenciaram até o local e descobriram que ele também havia utilizado nota falsa como pagamento. O suspeito foi conduzido à PF e preso em razão da introdução de moeda falsa para circulação.
Por fim, policiais federais apreenderam mais de três quilos de cocaína com dois passageiros. Um homem, nacional da Nigéria, que ingressou no país beneficiado pela Lei do Refúgio, foi abordado por policiais que atuam com auxílio de cães farejadores.
Com o suspeito, que pretendia embarcar para Addis Ababa, na Etiópia, foram encontrados sob as palmilhas dos seus tênis e dentro de sua carteira, 800 gramas de cocaína e, com uma passageira, nacional da África do Sul, que pretendia embarcar em voo para Doha, no Qatar, com destino final em Joanesburgo, na África do Sul, foram apreendidos quase três quilos da mesma droga, que estavam ocultos nas estruturas de sua mala de mão.