O objetivo é identificar suspeitos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, sobretudo, pela internet.
Por Redação, com ABr e ACS – de Brasília
Ao menos 55 pessoas foram presas em flagrante nesta quarta-feira no âmbito da Operação Nacional Proteção Integral III, deflagrada pela Polícia Federal (PF) em ação conjunta com as polícias civis de 16 estados.

O objetivo é identificar suspeitos envolvidos em crimes de abuso sexual de crianças e adolescentes praticados, sobretudo, pela internet. Em nota, a corporação informou o cumprimento simultâneo de 182 mandados de busca e apreensão e de 11 mandados de prisão preventiva em todo o país.
Além das prisões em flagrante, até a última atualização feita pela PF, haviam sido registradas duas apreensões de menores e duas vítimas resgatadas.
Participaram da ação 617 policiais federais e 273 policiais civis dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.
Lula elogia ação da PF contra abuso sexual infantil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, que a operação da Polícia Federal (PF) contra abuso sexual de crianças está fazendo uma “limpeza neste país”.
– Somente assim a gente vai acabar com a exploração de meninas nas terras indígenas, com garimpeiros explorando meninas, na periferia, nos bairros pobres deste país, nas cidades, na classe média, porque o que não falta é gente safada para fazer coisa errada – disse Lula durante evento em Luziânia (GO).
PF prende foragido na fronteira com a Bolívia
A Polícia Federal prendeu um foragido da Justiça brasileira que tentava fugir para a Bolívia, na última segunda-feira, no Porto Oficial de Guajará-Mirim-RO.
A prisão ocorreu em razão de cumprimento de mandado de prisão preventiva expedido pela 1ª Vara Criminal de Guajará-Mirim-RO e envolveu cinco policiais federais que conseguiram deter o homem minutos antes de conseguir embarcar para a Bolívia.
O foragido, que possuía extenso histórico criminal pela prática de crimes de roubo, tentativa de homicídio, tráfico de drogas e porte de arma de fogo, utilizava uma identidade falsa e era procurado também no estado de Santa Catarina.
Diante dos fatos, o indivíduo permanecerá à disposição da Justiça para os procedimento cabíveis.