Prova tradicional foi realizada no Aterro do Flamengo na manhã desta terça-feira, feriado do padroeiro da cidade.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
Mesmo com a chuva forte que atinge o Rio, cerca de 10 mil atletas participaram da tradicional Corrida de São Sebastião nesta terça-feira, em celebração ao padroeiro da cidade. A prova, que completa 35 anos em 2026, aconteceu no Aterro do Flamengo, Zona Sul.

A largada aconteceu às 6h30, no Monumento aos Pracinhas, e traz novidades neste ano. Após a chegada, os corredores puderam se hidratar com água de coco, além da tradicional distribuição de água.
Ao longo do trajeto, foram instalados quatro pontos de hidratação, pulverizadores para refrescar os atletas e até um caminhão-pipa para amenizar o calor e o desgaste físico.
Dia de São Sebastião
O evento esportivo integra a programação do Dia de São Sebastião, celebrado nesta terça-feira como feriado municipal no Rio. Padroeiro da cidade, o santo dá nome à data que também ajuda a contar a história da capital fluminense, que já foi oficialmente chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro.
Além da tradição católica, a data tem forte significado nas religiões de matriz africana. Na Umbanda e no Candomblé, o período é marcado pela reverência a Oxóssi, orixá associado às matas, à fartura e à proteção. Esse encontro de crenças reflete o sincretismo religioso que faz parte da identidade cultural carioca.
O site Agenda do Poder preparou uma reportagem especial com a programação completa das homenagens e celebrações em torno do Dia de São Sebastião.
Chuva
A forte chuva que atingiu a capital fluminense e diversas cidades do Estado do Rio de Janeiro nesta segunda e segue na manhã desta terça provocou alagamentos, bolsões d’água e transtornos. O temporal afetou principalmente a Região Metropolitana, a Baixada Fluminense e parte da Costa Verde.
Na cidade do Rio de Janeiro, ruas e avenidas ficaram alagadas em bairros das Zonas Norte, Sudoeste, Oeste e Centro, dificultando a circulação de veículos e pedestres. Motoristas relataram lentidão em vias importantes em Piedade, Anchieta, Penha, Madureira, Tijuca e Ilha do Governador, na Zona Norte, e acúmulo de água. Na Zona Oeste, houve chuva forte em Bangu, Campo Grande e Santa Cruz.
A previsão é de que o tempo siga instável, com possibilidade de novos episódios de chuva nas próximas horas. As autoridades orientam a população a evitar áreas alagadas, não enfrentar correntezas e acompanhar os comunicados oficiais.