Cidade também recebe tradicional corrida do padroeiro. São Sebastião foi um soldado cristão do Império Romano, nascido por volta do século III.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro, será celebrado nesta terça-feira com uma programação extensa de missas, bênçãos, procissão e eventos religiosos espalhados pela capital fluminense.

Um dos destaques é a tradicional Missa Solene, marcada para as 10h, no Santuário Basílica de São Sebastião dos Frades Capuchinhos, na Tijuca, Zona Norte. Ao longo do dia, sacerdotes também estarão disponíveis para confissões, enquanto fiéis poderão prestar homenagens à imagem do santo, com orações, pedidos, agradecimentos e a tradicional entrega de rosas vermelhas e brancas.
À tarde, a partir das 16h, acontece a procissão arquidiocesana, que sairá do Santuário da Tijuca em direção à Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio. O percurso, de cerca de cinco quilômetros, foi reconhecido como patrimônio cultural da cidade em 2014. Ao final do trajeto, na Avenida Chile, será apresentado o Auto de São Sebastião 2026, seguido de uma missa solene.
Trezena de São Sebastião
A Trezena de São Sebastião 2026 tem como tema São Sebastião, Missionário de Comunhão e Unidade e traz como lema Alegres na esperança, fortes na tribulação, perseverantes na oração e enviados à missão.
Além das celebrações religiosas, a cidade também recebe a tradicional Corrida de São Sebastião. As provas de 5 km e 10 km serão realizadas na manhã desta terça-feira, com largada a partir das 7h, no Aterro do Flamengo, em frente ao Monumento aos Mortos da Segunda Guerra Mundial, passando ainda pela Enseada de Botafogo.
Os preparativos para o dia do padroeiro começaram antes mesmo da data oficial. Desde o dia 7 de janeiro, a imagem peregrina de São Sebastião percorreu diversos pontos da cidade durante a trezena, encerrada nesta segunda-feira.
Entre as visitas, estiveram o Centro Administrativo São Sebastião (CASS), na Cidade Nova, onde o prefeito Eduardo Paes participou de cerimônia ao lado do cardeal e arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, e o Trem do Corcovado e o Santuário Cristo Redentor, no Cosme Velho.
Limpeza de estátua
Na sexta-feira, a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos concluiu a limpeza da estátua de São Sebastião localizada na Praça Luís de Camões, na Glória. A escultura, instalada em 1965 e assinada pelo artista Dante Croce, passou por higienização um ano após sua restauração. Outros monumentos da praça também receberam manutenção, assim como o gramado e o entorno, com serviços realizados pela Comlurb.
São Sebastião foi um soldado cristão do Império Romano, nascido por volta do século III. Denunciado por professar a fé cristã, foi condenado à morte durante o governo do imperador Diocleciano. Executado em 20 de janeiro de 288, tornou-se símbolo de fé, resistência e devoção, sendo até hoje um dos santos mais venerados pelos cariocas.