Bulhões, em conversa com jornalistas, adiantou que o MDB buscará construir um consenso em torno de um único nome, visando fortalecer a representatividade do partido e seus aliados no Legislativo.
Por Redação - de Brasília
Líder do MDB na Câmara, o deputado Isnaldo Bulhões (AL), revelou nesta quarta-feira que a legenda apresentará um candidato para concorrer à Presidência da Casa, nas eleições marcadas para o ano que vem. Conterrâneo do presidente Arthur Lira, o parlamentar alagoano sinaliza a intenção da legenda para reassumir uma posição de destaque no cenário político.
Bulhões, em conversa com jornalistas, adiantou que o MDB buscará construir um consenso em torno de um único nome, visando fortalecer a representatividade do partido e seus aliados no Legislativo. Lira, por sua vez, busca fazer o sucessor, uma vez que está impedido, constitucionalmente, de concorrer a um terceiro mandato à frente da Casa.
Principal líder do chamado ‘Centrão’, que reúne deputados e senadores do espectro da direita à ultradireita, Lira tem negociado com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a liberação de recursos vultosos, por meio de emendas parlamentares, para financiar seu objetivo de manter o comando da Câmara.
Padilha
A reunião da última sexta-feira entre ele e o presidente Lula definiu que o interlocutor para estes acordos será o ministro da Casa Civil, Rui Costa. A articulação do governo junto aos demais líderes da Câmara, bem como do Senado Federal, permanece como atribuição do titular das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, que foi rejeitado por Lira.
Apesar de marcado pelo avanço da agenda econômica do governo, o ano de 2023 terminou com relações estremecidas entre Padilha e Lira, que criticou promessas não cumpridas pela articulação do governo, como demora em nomeações.