Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Lula toma lugar de Bolsonaro nas redes sociais, diz pesquisa Quaest

No balanço mais recente do Índice de Popularidade Digital (IPD), Bolsonaro só foi derrubado da liderança no penúltimo dia do período analisado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao topo na segunda-feira, com 1,87 ponto de vantagem. Na terça-feira, tinha 63,9 pontos, contra 57,9 do rival.

Segunda, 22 de Novembro de 2021 às 11:37, por: CdB

No balanço mais recente do Índice de Popularidade Digital (IPD), Bolsonaro só foi derrubado da liderança no penúltimo dia do período analisado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao topo na segunda-feira, com 1,87 ponto de vantagem. Na terça-feira, tinha 63,9 pontos, contra 57,9 do rival.

Por Redação - de São Paulo
Em banho-maria nas redes sociais e ofuscado por novos fatos na corrida eleitoral de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) ficou estável em popularidade digital, segundo ranking da consultoria Quaest divulgado nesta segunda-feira. O mandatário, no entanto, manteve a dianteira entre a última semana de outubro e a primeira quinzena deste mês.
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Lula é o político mais citado nas redes sociais, nas últimas semanas, e Bolsonaro passa ao segundo lugar
No balanço mais recente do Índice de Popularidade Digital (IPD), Bolsonaro só foi derrubado da liderança no penúltimo dia do período analisado. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou ao topo na segunda-feira, com 1,87 ponto de vantagem. Na terça-feira, tinha 63,9 pontos, contra 57,9 do rival. A pesquisa revela, ainda, um crescimento da pontuação do ex-juiz Sergio Moro em meio ao evento para sua filiação ao Podemos, que confirmou a entrada no páreo eleitoral. Ele encostou no ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e, na terça-feira, quando o relatório foi concluído, estava em terceiro lugar.

Performance

Pelos números do IPD, o acirramento das tensões nas prévias do PSDB, com o afunilamento da disputa entre os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), foi insuficiente para catapultar a presença digital dos tucanos, que fecharam o ciclo em patamar inferior ao dos outros quatro adversários. A métrica do IPD avalia, desde 2019, o desempenho de personalidades da política nacional nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, Wikipedia e Google. A performance é medida em uma escala de 0 a 100, na qual o maior valor representa o máximo de popularidade. São monitoradas seis dimensões nas redes: fama (número de seguidores), engajamento (comentários e curtidas por postagem), mobilização (compartilhamento das postagens), valência (reações positivas e negativas às postagens), presença (número de redes sociais em que a pessoa está ativa) e interesse (volume de buscas no Google, YouTube e Wikipedia). Em suma, o quadro revelado agora pela Quaest reflete em parte as últimas pesquisas de intenção de voto. Bolsonaro e Lula são os que têm maior destaque no IPD neste momento, com leve vantagem para o atual ocupante do Planalto, dono de um histórico mais consolidado.
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