Rio de Janeiro, 22 de Novembro de 2024

Lula cresce nas pesquisas e pode vencer as eleições no primeiro turno

Arquivado em:
Quarta, 10 de Novembro de 2021 às 12:54, por: CdB

Jair Bolsonaro caiu um ponto e aparece com 16% e a reprovação ao governo subiu de 45% para 56%, entre julho e novembro deste ano. Já a aprovação caiu de 26% para 19% no período. Além disso, 69% dos entrevistados acham que Bolsonaro não merece ser reeleito para mais um mandato, segundo os eleitores.

Por Redação - de São Paulo
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva agrega 48% das intenções de voto para a Presidência da República em 2022 contra 21% de Jair Bolsonaro, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira pela rede de TV norte-americana CNN Brasil. Se a eleição fosse hoje, Lula quase certamente venceria a eleição em primeiro turno, com 56% dos votos válidos.
lula.jpg
O ex-presidente Lula lidera todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições do ano que vem
Ainda de acordo com o levantamento, em seguida aparece o ex-ministro Sergio Moro – condenado por parcialidade nos processos contra Lula, com 8%; Ciro Gomes (PDT), com 6%, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 2%; e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), 1%. Felipe d’Avila (Novo) não pontuou. Os votos brancos, nulos e indecisos totalizaram 14%. Em um segundo cenário, com o governador gaúcho Eduardo Leite, Lula também lidera com 47%, seguido por Bolsonaro (21%). Em seguida, vêm Sergio Moro (8%); Ciro Gomes (7%); Rodrigo Pacheco (1%) e Eduardo Leite (1%). Felipe d’Avila não pontuou. Os votos brancos, nulos e indecisos também somaram 14% do eleitorado.

Ganha todas

Lula lidera, ainda, as intenções de voto contra Bolsonaro em todas as regiões do país com uma distância de  47% no Nordeste e 8% no Centro-Oeste, região que registra a menor diferença. No levantamento espontâneo, 49% dos entrevistados afirmam estar indecisos. O ex-presidente Lula registra  29% das intenções de voto, 7 pontos percentuais a mais do que o apontado no levantamento anterior, realizado em outubro. Jair Bolsonaro caiu um ponto e aparece com 16% e a reprovação ao governo subiu de 45% para 56%, entre julho e novembro deste ano. Já a aprovação caiu de 26% para 19% no período. Além disso, 69% dos entrevistados acham que Bolsonaro não merece ser reeleito para mais um mandato, segundo os eleitores. Lula também venceria todos os demais postulantes em um eventual segundo turno venceria em todas. No primeiro cenário, com 57% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Caso disputasse com Moro, Lula teria 57% das intenções de voto, contra 22% do ex-juiz. A pesquisa ouviu 2.063 entrevistados entre os dias 3 e 6 de novembro. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo