Rio de Janeiro, 29 de Janeiro de 2026

Lula realiza cirurgia de catarata e faz os exames necessários

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passa por cirurgia de catarata após intervenções anteriores. Entenda os detalhes e implicações de sua saúde.

Quinta, 29 de Janeiro de 2026 às 20:32, por: CdB

Aos 80 anos, Lula passou por duas relevantes intervenções hospitalares, no atual governo. Na primeira delas, operou uma artrose no quadril, em final de 2023.

Por Redação – de Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será submetido nesta sexta-feira a uma cirurgia de catarata, de acordo com informe da assessoria de imprensa da Presidência da República. Na manhã desta quinta-feira, o presidente realizou uma bateria de  exames pré-operatórios e foi considerado apto a se submeter ao procedimento em uma das córneas.

Lula realiza cirurgia de catarata e faz os exames necessários | Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha o cenário político, nesse início da campanha
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acompanha o cenário político, nesse início da campanha

Aos 80 anos, Lula passou por duas relevantes intervenções hospitalares, no atual governo. Na primeira delas, operou uma artrose no quadril, em final de 2023 e, um ano depois, foi internado às pressas por causa de um sangramento intracraniano, causado por um acidente doméstico.

A cirurgia de artrose ocorreu em 29 de setembro de 2023, em Brasília. O petista teve uma prótese implantada no lado direito do quadril para eliminar dores que sentia no local havia meses. Lula havia passado a campanha presidencial de 2022 e os primeiros meses de 2023 reclamando das dores aos aliados.

 

Operação

Já em 10 de dezembro de 2024, o presidente passou por um procedimento mais delicado, ao ser submetido às pressas a uma cirurgia para tratar um sangramento intracraniano. A hemorragia ocorreu em consequência de uma queda que Lula havia sofrido em casa, dois meses antes. Os riscos corridos pelo petista nesse episódio foram maiores. Ele passou mal no Palácio do Planalto e foi removido emergencialmente para São Paulo.

Ao deixar o hospital depois de tratar o sangramento, Lula disse que só se deu contata da gravidade do episódio depois da operação.

— Eu só fui ter noção da gravidade já depois da cirurgia pronta, depois da cabeça estar nova. Nunca penso que vou morrer, mas tenho medo — confessou Lula.

Edições digital e impressa