Rio de Janeiro, 31 de Março de 2025

Indicadores de venda no varejo e confiança da indústria melhoram

De acordo com a pesquisa, a temporada das festas de fim de ano foi determinante para levar consumidores às lojas físicas, responsáveis por 74% das transações registradas. O e-commerce, por sua vez, também apresentou desempenho notável, com alta de 17,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Quinta, 26 de Dezembro de 2024 às 18:30, por: CdB

De acordo com a pesquisa, a temporada das festas de fim de ano foi determinante para levar consumidores às lojas físicas, responsáveis por 74% das transações registradas. O e-commerce, por sua vez, também apresentou desempenho notável, com alta de 17,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Por Redação – do Rio de Janeiro

As vendas no varejo brasileiro registraram um aumento expressivo de 12,2% neste fim de ano em comparação ao mesmo período de 2023, segundo relatório da Visa Consulting & Analytics, braço de consultoria da bandeira de cartões, divulgado nesta quinta-feira. O estudo analisou transações realizadas desde 1º de novembro. O levantamento considerou todas as formas de pagamento, incluindo estimativas de outros serviços financeiros além da plataforma Visa.

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A atividade econômica do país ainda passa por uma fase difícil, mas começa a se recuperar

De acordo com a pesquisa, a temporada das festas de fim de ano foi determinante para levar consumidores às lojas físicas, responsáveis por 74% das transações registradas. O e-commerce, por sua vez, também apresentou desempenho notável, com alta de 17,6% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado.

Eletrônicos, brinquedos e alimentos lideram o consumo – Os itens mais procurados pelos brasileiros refletem tanto a demanda por presentes quanto pela celebração das festas. As vendas de eletrônicos dispararam 25,9% em relação a 2023, enquanto os brinquedos cresceram 24% e roupas e acessórios registraram aumento de 13%. Já no setor alimentício, impulsionado pelas ceias de Natal e Réveillon, as vendas subiram 18,4%.

Indicadores

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Em linha com o aumento no volume de compras dos brasileiros, a confiança da indústria no país voltou a subir em dezembro após três meses seguidos de quedas e indica ligeira melhora, segundo estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgado também nesta manhã.

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 1,0 ponto em dezembro na comparação com o mês anterior, de acordo com os dados da FGV, chegando a 99,6 pontos.

“Os indicadores sobre a situação atual … apresentam piora disseminada e sugerem um ritmo mais fraco do setor no encerramento do ano. Por outro lado, as expectativas estão melhores, porém concentradas nos segmentos relacionados às categorias de bens de consumo”, afirmou em nota Stéfano Pacini, economista do FGV IBRE.

Percepção

Em dezembro, houve alta da confiança em 9 dos 19 segmentos industriais pesquisados, de acordo com a FGV.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede o sentimento dos empresários sobre o momento presente do setor industrial, caiu 1,0 ponto, para 100,7 pontos. Mas o Índice de Expectativas (IE), indicador da percepção sobre os próximos meses, teve avanço de 3,1 pontos, a 98,5 pontos.

“No cenário macroeconômico, o ciclo de alta da taxa de juros com o intuito de segurar pressões de custos tende a conter a atividade econômica, e passa a ser um desafio para o setor em 2025”, concluiu Pacini.

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