As diretrizes foram delineadas durante um encontro entre os presidentes em Nova York, em setembro, à margem da Assembleia-Geral da ONU. "Os chanceleres foram instruídos a trabalhar em novas iniciativas bilaterais e na organização de uma visita do presidente Zelensky ao Brasil.
Por Redação, com Brasil 247 - de Kiev/Brasília
O ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, afirmou que diplomatas ucranianos e representantes do Itamaraty estão trabalhando para viabilizar uma visita do presidente Volodymyr Zelensky ao Brasil. Segundo a CNN Brasil, o chanceler ucraniano destacou que tanto ele quanto o ministro brasileiro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, receberam instruções diretas de Zelensky e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para promover iniciativas que fortaleçam os laços bilaterais entre os dois países.
As diretrizes foram delineadas durante um encontro entre os presidentes em Nova York, em setembro, à margem da Assembleia-Geral da ONU. "Os chanceleres foram instruídos a trabalhar em novas iniciativas bilaterais e na organização de uma visita do presidente Zelensky ao Brasil. O presidente Lula também é bem-vindo para visitar a Ucrânia", afirmou Kuleba.
Estreitar os laços com países do sul global
Apesar de ainda não haver uma data definida para a visita, Kuleba ressaltou que esta faz parte dos esforços do presidente Zelensky em estreitar os laços com países do sul global, que adotam uma postura distinta do mundo desenvolvido no apoio ao regime de Kiev no conflito em curso. O ministro também revelou que Kiev e Brasília estão envolvidas em discussões aprofundadas sobre a situação de guerra com a Rússia.
– O assessor especial para Relações Exteriores do Brasil, Celso Amorim, foi instruído a continuar participando de formatos relacionados ao avanço da fórmula de paz da Ucrânia proposta pelo presidente Zelensky. Uma nova cúpula da paz está agendada para acontecer em Malta em breve, e o Brasil confirmou sua participação, sinalizando a implementação dos acordos firmados pelos dois presidentes – revelou Kuleba.