Rio de Janeiro, 18 de Julho de 2025

‘Gilmarpalooza’ é roteiro de deputados financiado com dinheiro público

Descubra como 30 deputados solicitaram que suas despesas na viagem ao 'Gilmarpalooza' fossem pagas com dinheiro público. Entenda os detalhes dessa polêmica.

Sexta, 04 de Julho de 2025 às 21:07, por: CdB

Dentre os parlamentares, 30 solicitaram que a viagem fosse com “ônus” à Câmara. ou seja, com todas as despesas, como hospedagem, deslocamento e custos adicionais pagas com dinheiro público.

Por Redação – de Brasília

O ‘Gilmarpalooza’, como ficou conhecido o ‘Fórum de Lisboa’, seminário organizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, recebeu a presença de 44 deputados em missão oficial de Brasília para a capital portuguesa, ao longo da semana.

‘Gilmarpalooza’ é roteiro de deputados financiado com dinheiro público | O ministro Gilmar Mendes é o decano do STF
O ministro Gilmar Mendes é o decano do STF

Dentre os parlamentares, 30 solicitaram que a viagem fosse com “ônus” à Câmara. ou seja, com todas as despesas, como hospedagem, deslocamento e custos adicionais pagas com dinheiro público.

Presidente da Câmara, o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) está entre os deputados que solicitaram o reembolso dos valores. Na lista dos viajantes, também figuram seis parlamentares que são parte em processos no STF: Arthur Lira (PP-AL), Elmar Nascimento (União Brasil-BA); Luís Tibé (Avante-MG); Paulinho da Força (Solidariedade-SP); Rodrigo Gambale (Podemos-SP) e Baleia Rossi (MDB-SP).

 

Passeios

O Senado, por sua vez, também banca a viagem de seis senadores ao seminário. O afastamento de parlamentares do país, como é de praxe, foi comunicado às Mesas Diretoras da Câmara e do Senado, responsáveis por autorizar o deslocamento dos parlamentares.

Os congressistas podem escolher se desejam deixar o país com ou sem ônus à instituição à qual integram — ou seja, se querem ser reembolsados por todos os gastos existentes na viagem, ou não.

O ‘Gilmarpalooza é realizado na Universidade de Lisboa e versa sobre temas diversos, desde o Direito às mudanças tecnológicas, mas são as atividades paralelas e fora do escopo acadêmico que mobilizam parte dos participantes.

Além da classe política, o encontro reúne grandes empresários e advogados proeminentes.

Edições digital e impressa