O estudo mostra uma guinada na direção da forma como o governo se comunica, orquestrada pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Sidônio Palmeira, que chamou para si a responsabilidade de resgatar a popularidade de Lula.
Por Redação – de Brasília
O índice de aprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) subiu de 24% para 29% entre fevereiro e março na pesquisa realizada pelo instituto Datafolha e divulgada na manhã deste sábado. O estudo aponta também queda no percentual dos que consideram o governo como “ruim/péssimo”, com a proporção recuando de 41% para 38% de um mês para o outro. Aqueles que classificam a gestão do presidente como “regular” permanecem nos 32%.

O estudo mostra uma guinada na direção da forma como o governo se comunica, orquestrada pelo ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, Sidônio Palmeira, que chamou para si a responsabilidade de resgatar a popularidade de Lula. Em recente entrevista, Palmeira alertou, contudo, que a imagem do presidente envolve “comunicação, gestão e política”.
Chamado a reforçar a comunicação do Palácio do Planalto, Sidônio participou, na véspera, do 7º Fórum Nacional de Secretarias Estaduais de Comunicação (FNSecom), em Fortaleza. Segundo ele, o governo federal tem feito entregas relevantes, mas muitas dessas ações “ainda não chegaram à população (como mensagem)”. O ministro citou dois programas como exemplos emblemáticos da desconexão entre ações e percepção pública: o ‘Pé-de-Meia’, coordenado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o ‘Mais Médicos’, do Ministério da Saúde.
Levantamentos
Na quarta-feira, pesquisa Genial/Quaest aferiu que a avaliação positiva do governo de Lula teve deterioração em março ante janeiro e que a desaprovação se descolou da aprovação, avançando com 15 pontos percentuais de diferença. Segundo o levantamento, 27% dos entrevistados avaliaram o governo Lula como “positivo” em março ante 31% em janeiro. Os que consideram a gestão regular ou negativa oscilaram de 28% para 29%, e de 37% para 41% respectivamente. Já aprovação caiu de 47% no início do ano para 41%, enquanto a desaprovação subiu de 49% para 56%.
Já o Datafolha aponta que os números aferidos nesta semana permanecem “no segundo pior patamar da gestão Lula 3 — a situação é melhor apenas que a de fevereiro”. O levantamento, ouviu 3.054 pessoas, com 16 anos ou mais, em 172 municípios, entre terça e quinta-feira desta semana. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.