Rio de Janeiro, 28 de Abril de 2025

Donald Trump ordena ciberataques e novas sanções contra Irã

EUA praticaram ataques cibernéticos contra rede de espionagem e computadores que controlam lançamentos de mísseis iranianos, revela mídia norte-americana. Pelo Twitter, Trump diz que vai impor novas sanções contra Teerã.

Domingo, 23 de Junho de 2019 às 08:55, por: CdB

EUA praticaram ataques cibernéticos contra rede de espionagem e computadores que controlam lançamentos de mísseis iranianos, revela mídia norte-americana. Pelo Twitter, Trump diz que vai impor novas sanções contra Teerã.

Por Redação, com DW - de Washington

Os Estados Unidos realizaram nesta semana uma série de ciberataques contra sistemas de lançamento de mísseis e uma rede de espionagem iranianos, depois de Teerã ter destruído um drone dos EUA, anunciou a mídia norte-americana no sábado.
trump-4.jpg
Presidente norte-americano, Donald Trump
Segundo o jornal The Washington Post, o presidente norte-americano, Donald Trump, autorizou o Cibercomando dos EUA a praticar represálias em forma de ataques cibernéticos à destruição do drone no último dia 20 de junho. Na sexta-feira, Trump tuitou que havia anulado de última hora ataques aéreos programados contra o Irã, para evitar a morte de 150 pessoas.

Ataques

De acordo com o Washington Post, um dos ciberataques teve como alvo os computadores que controlam os lançamentos de mísseis e foguetes. Já segundo o Yahoo! News, o outro ataque informático danificou uma rede de espionagem responsável por vigiar a passagem de navios no Estreito de Ormuz, no Golfo Pérsico. Segundo o Washington Post, os ciberataques foram planeados durante semanas e foram inicialmente propostos pelos militares norte-americanos como resposta aos ataques contra os petroleiros no Estreito de Ormuz, pelos quais Trump responsabilizou o Irã. Questionado pela Agência France-Presse (AFP), o secretário da Defesa dos Estados Unidos recusou-se a comentar as reportagens. Ainda no sábado, Donald Trump anunciou impor novas sanções contra o Irã a partir da próxima segunda-feira, horas depois de dizer que, se a República Islâmica renunciasse ao programa nuclear, iria se tornar o seu "melhor amigo". – Vamos pôr em prática grandes sanções adicionais contra o Irã, na segunda-feira – anunciou Trump através do Twitter. Também no sábado, o governo iraniano advertiu que qualquer ataque contra seu território teria consequências devastadoras.
Edições digital e impressa