Rio de Janeiro, 16 de Junho de 2025

Comunidade do Morro Santo Amaro convoca novo ato

Após a morte de Herus Guimarães Mendes, moradores do Morro Santo Amaro convocam ato por justiça. Entenda os detalhes da operação do Bope e a reação da comunidade.

Domingo, 08 de Junho de 2025 às 13:49, por: CdB

Procurada, a PM disse que agentes do Bope realizaram uma ação emergencial para “checar informações sobre a presença de diversos criminosos.

Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro

Moradores do Morro Santo Amaro, no Catete, Zona Sul do Rio, convocaram uma nova manifestação neste domingo após a morte do office boy Herus Guimarães Mendes, 24 anos, morto em uma incursão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) na comunidade na madrugada de sábado. O ato aconteceu à tarde, na Rua Pedro Américo, próximo a um dos acessos ao Santo Amaro.

Comunidade do Morro Santo Amaro convoca novo ato | Herus foi morto após tiroteio durante festa junina no Morro Santo Amaro, no Catete
Herus foi morto após tiroteio durante festa junina no Morro Santo Amaro, no Catete

“Aqui no Santo Amaro tem dezenas de projetos sociais feitos com investimento da própria comunidade. Teve uma operação que ‘deu certo’. Balearam pessoas e um inocente morreu. Amanhã será mais um que teremos que enterrar. Vamos pedir justiça para o Herus, mais um assassinado. Como que fazem uma operação no meio de um evento?”, questiona um morador.

Procurada, a PM disse que agentes do Bope realizaram uma ação emergencial para “checar informações sobre a presença de diversos criminosos fortemente armados se preparando para uma possível investida de criminosos rivais visando uma disputa territorial na região”.

Confronto

De acordo com o comando do batalhão, criminosos atiraram contra os policiais nesta região, mas não houve revide por parte das equipes. Em outro ponto da comunidade, os criminosos atacaram as equipes novamente, gerando confronto.

“Vale ressaltar que as equipes utilizavam câmeras de uso corporal e as imagens já estão sendo captadas e analisadas pela Corregedoria da corporação. O comando do Bope também instaurou um procedimento apuratório para analisar as circunstâncias dos fatos”.

A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) foi acionada e investiga a morte de Herus. Diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias dos fatos.

Edições digital e impressa