Os investidores também prestavam atenção à chegada, no Brasil, da maior importadora de diesel russo. A Nimofast começa a operar na distribuição de gasolina, por meio da Nimo Energia, distribuidora adquirida no início deste ano. A gasolina será fabricada a partir da formulação de nafta - um derivado do petróleo - também importada da Rússia.
Por Redação - de São Paulo
O Ibovespa avançava nesta quarta-feira, em uma sessão de ganhos para commodities como o petróleo e o minério de ferro. O bom humor também era visto nas bolsas internacionais. Às 11h27, o principal índice da bolsa de valores brasileira subia 0,66%, negociado a 114.945 pontos. As blue chips Vale e Petrobras puxavam para cima o índice, com ganhos de 0,73%, 2,34% e 1,79%, respectivamente. O dólar, por sua vez, mudou de patamar e era negociado a R$ 5,02, com alta de 0,54%, em horário semelhante.
Os investidores também prestavam atenção à chegada, no Brasil, da maior importadora de diesel russo. A Nimofast começa a operar na distribuição de gasolina, por meio da Nimo Energia, distribuidora adquirida no início deste ano. A gasolina será fabricada a partir da formulação de nafta - um derivado do petróleo - também importada da Rússia.
O foco inicial da operação é a Região Nordeste, que tem pouca presença de agentes nacionais e importa a maior parte do insumo dos Estados Unidos, de acordo com o presidente da empresa, Ramon Reis.
— O enfoque será em regiões de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e outras. Eu fujo da Petrobras, não competindo com seus preços extremamente baixos, e consigo colocar produto no mercado a preços menores que o das importações atuais. Minha operação é totalmente focada no Nordeste. Entrar no Sudeste e mesmo em outras regiões seria quase impossível — afirmou, a jornalistas.
Empréstimo
Embora as exportações de combustíveis pela Rússia tenham sido suspensas, na semana passada, o executivo disse que o negócio emergente não corre risco, porque a nafta russa não está no rol de produtos restritos para exportação pelo Kremlin, focado em gasolina e diesel S10. O investimento inicial nessa operação, segundo Reis, foi de quase US$ 20 milhões, montante alcançado por meio de um empréstimo com um sindicato de quatro bancos privados e aporte próprio.
— Conseguimos prazos de pagamento maiores que a média do mercado com os fornecedores de nafta na Rússia, o que é fundamental em um negócio intensivo em capital de giro. Esse tempo vai me permitir rodar o negócio e pagá-lo, trazendo novas cargas mensais — acrescentou.
A Nimofast, segundo avaliação de mercado, responde por cerca 30% das importações totais de diesel do Brasil, atrás apenas da Petrobras, segundo Reis. Com relação especificamente ao diesel russo, a empresa é dominante, com mais de 60% do mercado.
Reis disse, ainda, que os derivados russos chegam ao país de forma definitiva, mesmo após eventual resolução da guerra na Ucrânia. A compra do diesel russo no Brasil vem aumentando desde abril e, em agosto, respondeu por 74% do total importado, segundo dados de comércio exterior do governo federal. Atualmente, o Brasil varia como segundo ou terceiro maior comprador de diesel da Rússia, atrás apenas da Turquia e empatado com a Líbia.