O documento adianta que a SpaceX e a xAI de Musk estão em negociações para uma fusão, antes de uma oferta pública inicial (IPO) de grande sucesso planejada para este ano.
Por Redação, com Reuters – de Austin, TX-EUA
A indústria aeronáutica SpaceX, do bilionário Elon Musk, pretende lançar uma constelação de 1 milhão de satélites que orbitarão a Terra e aproveitarão a energia solar para alimentar data centers de Inteligência Artificial (IA), de acordo com documento apresentado à Comissão Federal de Comunicações (FCC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

O documento adianta que a SpaceX e a xAI de Musk estão em negociações para uma fusão, antes de uma oferta pública inicial (IPO) de grande sucesso planejada para este ano. A fusão daria novo impulso aos esforços da SpaceX para lançar data centers em órbita, enquanto Musk luta pela supremacia na corrida da IA, que se intensifica rapidamente contra empresas de tecnologia como Google, Meta e OpenAI.
Impacto
Os data centers são a espinha dorsal física da inteligência artificial, exigindo quantidades massivas de energia.
“Ao aproveitar diretamente a energia solar quase constante com baixos custos de operação e manutenção, esses satélites alcançarão uma eficiência energética e de custos transformadora, reduzindo significativamente o impacto ambiental associado aos data centers terrestres”, afirmou o documento enviado à FCC.
Musk precisa, no entanto, da aprovação do órgão regulador de telecomunicações para prosseguir com o projeto.