Área dominada pelo TCP tem sido alvo de tentativas de invasão do Comando Vermelho, indicam investigações.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O Bope, a tropa de elite da Polícia Militar, fez uma operação na manhã desta terça-feira no Complexo da Serrinha, em Madureira, Zona Norte do Rio.

Segundo a corporação, o objetivo é coibir a movimentação de criminosos envolvidos em disputas territoriais, desobstruir vias públicas e reprimir o roubo de veículos nos principais acessos à localidade. Sob o domínio do Terceiro Comando Puro (TCP), a área tem sido alvo de tentativas de invasão do Comando Vermelho (CV), indicam investigações.
Agentes fazem ainda rondas no entorno do conjunto de favelas para impedir o fechamento de ruas e a tomada de coletivos que passam pela região em meio à operação policial. Ainda não houve registro de prisões, mas s agentes apreenderam drogas na região. A operação segue em andamento.
Como é a guerra por território na Serrinha
Em meio à disputa por território na região, um policial civil foi afastado há um mês por suspeita de negociar armas e drogas com o TCP.
A apuração indica envolvimento direto do agente com Wallace de Brito Trindade, o Lacoste, um dos líderes da facção criminosa no Rio e chefe do tráfico local. O criminoso figura na lista dos mais procurados do país, lançada em dezembro pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Com a maior quantidade de pontos de venda de drogas e de armas na região, Lacoste teria centenas de fuzis, granadas e munições traçantes à disposição, e também vem tentado invadir favelas dominadas pela facção rival.
Alvo da operação da PF que resultou na prisão do ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos Silva, o TH Joias, Lacoste teve um áudio vazado nas redes sociais dando orientações para membros da facção criminosa.
Ele também é apontado como um dos responsáveis por promover a importação clandestina de equipamentos “antidrone”, para impedir a entrada das forças policiais em áreas sob o domínio do crime organizado.
No conteúdo atribuído ao criminoso, obtido pela Agenda do Poder, ele ameaça matar quem descumprir as suas determinações e reforça a disputa por território com o Comando Vermelho. “Eu quero bandido, eu quero sujeito homem dentro da quadrilha, irmão. Eu passo a visão do ‘certo’”, disse, em um dos trechos.
Em agosto de 2025, uma operação policial localizou um imóvel de luxo pertencente ao criminoso, que tinha até uma rota de fuga com acesso a uma área de mata. Lacoste tem mandados de prisão pendentes por homicídio e associação ao tráfico. Ele está foragido desde 2007, quando saiu do regime semiaberto enquanto cumpria pena por tráfico de drogas e não retornou mais ao sistema prisional.
Outra operação
A Polícia Militar também atua, nesta manhã, no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A ação emergencial, segundo a corporação, tem objetivo reprimir a movimentação de criminosos da região.
Houve confronto e um suspeito acabou atingido. Ele chegou a ser socorrido ao Hospital Municipal Moacyr do Carmo, mas não resistiu. Com o homem, os militares apreenderam uma pistola.