Rio de Janeiro, 29 de Março de 2025

Adversários e aliados concordam que neofascista está prestes a ser réu

Zeca Dirceu afirma que provas contra Bolsonaro são robustas e podem levar à sua prisão por tentativa de golpe em 8 de janeiro.

Terça, 25 de Março de 2025 às 19:55, por: CdB

Dirceu afirmou que as provas apresentadas contra Bolsonaro e outros sete acusados são “robustas” e definem a prisão dos envolvidos na tentativa violenta de ruptura do Estado democrático e de Direito.

Por Redação – de Brasília

O deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) comentou nesta terça-feira sobre o julgamento que pode tornar o ex-mandatário neofascista Jair Bolsonaro (PL) réu por liderar o golpe de Estado fracassado no 8 de Janeiro, iniciado pelos ministros da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF). Dirceu afirmou que as provas apresentadas contra Bolsonaro e outros sete acusados são “robustas” e definem a prisão dos envolvidos na tentativa violenta de ruptura do Estado democrático e de Direito.

Adversários e aliados concordam que neofascista está prestes a ser réu | O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) acredita que, em breve, Bolsonaro estará na cadeia
O deputado Zeca Dirceu (PT-PR) acredita que, em breve, Bolsonaro estará na cadeia

— São provas que só dão um caminho de expectativa para este julgamento: Bolsonaro na cadeia, e todos aqueles que não só tramavam, mas já estavam dando execução a um processo que não era só de golpe, era para assassinar o presidente Lula, o vice-presidente [Geraldo] Alckmin e o ministro do TSE, presidente à época, Alexandre de Moraes — disse o parlamentar ao site brasiliense de notícias ‘Metrópoles’.

E reiterou:

— A expectativa é essa: Bolsonaro na cadeia.

Continue lendo

 

Avaliação

Mesmo entre aliados próximos de Bolsonaro, nos bastidores, é percebido que não há mais o que fazer nesta fase do julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). A avaliação geral, segundo a mídia conservadora, é que o STF deverá aceitar a acusação, transformando Bolsonaro e seus aliados em réus.

Com a primeira etapa do julgamento em curso, a estratégia da defesa e do entorno bolsonarista muda de foco: sai da esfera jurídica e entra com força total no campo político e digital. A quarta-feira, data em que a conclusão do julgamento é considerada provável, será o auge das tentativas de mobilização nas redes sociais, como se isso fosse alterar, de alguma forma, a decisão dos ministros da Suprema Corte.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo