O monitor de hashtags é um recurso criado pelo próprio TikTok para empresas e perfis profissionais que desejavam anunciar na plataforma. A ferramenta informava quais eram as tags mais populares de um tema e era uma das principais fontes oficiais para verificar assuntos em alta.
Por Redação, com Canaltech - de Pequim
O TikTok removeu uma ferramenta da Central de Criativos usada para monitorar as hashtags mais populares da rede. A mudança inesperada foi publicada pelo site The New York Times e aconteceu dias após a publicação de um estudo acadêmico que analisava conteúdos vinculados ao governo chinês na plataforma.
O monitor de hashtags é um recurso criado pelo próprio TikTok para empresas e perfis profissionais que desejavam anunciar na plataforma. A ferramenta informava quais eram as tags mais populares de um tema e era uma das principais fontes oficiais para verificar assuntos em alta.
A reportagem original revela que o instituto Rutgers' Network Contagion, dos EUA, usou o recurso para consultar a performance de hashtags consideradas "sensíveis" aos interesses da China. Os resultados, quando comparados ao Instagram, mostravam que a rede de vídeos mostrava muito menos tópicos do tipo.
Após a publicação da pesquisa, os envolvidos no processo notaram que a ferramenta de busca para hashtags havia sumido. Em resposta ao The New York Times, o TikTok confirmou a mudança e adicionou que "infelizmente, alguns indivíduos e organizações usaram a função de pesquisa do Centro de forma errada para tirar conclusões imprecisas, então vamos mudar alguns dos recursos para garantir que seja usada para seu propósito original".
Vale lembrar que a suposta relação entre a rede social e o governo chinês já foi alvo de investigações nos EUA, sob a acusação de que o aplicativo compartilharia dados de usuários norte-americanos com o governo local. O CEO do TikTok, Shou Zi Chew, teve que enviar um comunicado a uma comissão da Câmara dos Estados Unidos para negar todas as queixas no ano passado.
Ferramenta ainda funciona, mas sem busca
Ainda é possível acessar a lista de hashtags mais famosas no Centro de Criativos do TikTok. A ferramenta exibe os termos mais populares na rede nos últimos dias, separados entre diferentes categorias, mas não permite pesquisar por uma palavra-chave específica.