Rio de Janeiro, 21 de Dezembro de 2024

Tentativa de golpe de Estado é frustrada no Sudão, segundo mídia

Arquivado em:
Terça, 21 de Setembro de 2021 às 07:36, por: CdB

Um golpe de Estado militar ocorreu no Sudão em abril de 2019, desencadeado por protestos populares em massa que começaram em dezembro de 2018 em meio a uma profunda crise econômica e ao declínio dos padrões de vida.

Por Redação, com Sputnik - de Cartum

Tanques surgiram nas ruas da capital sudanesa Cartum na sequência da tentativa de golpe, de acordo com as informações da mídia.
sudao.jpg
Tanques surgiram nas ruas da capital sudanesa Cartum na sequência da tentativa de golpe
Uma tentativa de golpe de Estado malsucedida ocorreu no Sudão, segundo mídia estatal. "Houve uma tentativa fracassada de golpe, o povo deve enfrentá-la", informam meios de informação estatais. De acordo com uma fonte do governo sudanês, foram tomadas medidas para conter um número limitado de pessoas envolvidas em tentativa de golpe. Uma fonte militar sudanesa confirmou à Sputnik que houve uma tentativa de golpe. "Houve uma tentativa de encenar um golpe militar (…) Inteligência militar rastreou os militares que tentaram (realizar) o golpe hoje. Eles estavam sendo vigiados por muito tempo e foram detidos assim que deram os seus primeiros passos com vista à realização do golpe", disse a fonte.

O golpe

O golpe envolveu uma tentativa de tomar o controle da rádio estatal em Omdurman, na outra margem do rio Nilo relativamente à capital Cartum.O exército deteve os oficiais que planejavam executar o golpe. "Os tanques bloquearam a rodovia para a ponte de Omdurman em Cartum, ao lado do parlamento", relata mídia. De acordo com a emissora al-Mayadeen, o Exército deteve oficiais que organizaram o golpe fracassado. Tanques bloquearam a estrada para a ponte de Omdurman em Cartum, perto do edifício do parlamento. Um golpe de Estado militar ocorreu no Sudão em abril de 2019, desencadeado por protestos populares em massa que começaram em dezembro de 2018 em meio a uma profunda crise econômica e ao declínio dos padrões de vida. O então presidente Omar al-Bashir, que governou a nação africana durante 30 anos, foi removido do poder e mais tarde preso.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo