Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Suspeito preso por ataques na Alemanha integra o Estado Islâmico

Arquivado em:
Domingo, 25 de Agosto de 2024 às 15:22, por: CdB

As autoridades informaram que além de assassinato e tentativa de assassinato, ele também será acusado pelo Ministério Público de pertencer ao EI, que é proscrito na Alemanha. De acordo com a revista alemã Der Spiegel, o suspeito sírio chegou ao país em fim de dezembro de 2022 e solicitou refúgio.

Por Redação, com DW – de Berlim

O principal suspeito de realizar um ataque a faca que deixou três mortos e oito feridos em um festival em Solingen, no oeste da Alemanha foi preso, informou o governo regional neste domingo.

alemanha-ataque.jpg
Grupo de policiais que prenderam suspeito por ataques agiu rapidamente

— O homem que procuramos o dia todo foi preso. Acabamos de prender o verdadeiro suspeito — disse Herbert Reul, secretário do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, à televisão pública ARD.

A polícia anunciou que o sírio de 26 anos, identificado como Issa al H., um integrante do grupo extremista Estado Islâmico (EI), havia se entregado às autoridades alegando ser responsável pelo ataque. 

 

Assassinatos

As autoridades informaram que além de assassinato e tentativa de assassinato, ele também será acusado pelo Ministério Público de pertencer ao EI, que é proscrito na Alemanha. De acordo com a revista alemã Der Spiegel, o suspeito sírio chegou ao país em fim de dezembro de 2022 e solicitou refúgio. Ele não era conhecido anteriormente pelas autoridades de segurança como um extremista islâmico.

Na noite de sábado, o EI reivindicou a responsabilidade pelo atentado mortal a faca. Através de sua agência de notícias Amaq, alegou que visou “vingar os muçulmanos na Palestina e em outros lugares”.

“O autor do ataque a uma reunião de cristãos na cidade de Solingen é um soldado”, acrescenta o grupo fundamentalista. A Faixa de Gaza se encontra sob ofensiva de Israel desde os ataques perpetrados em 7 de outubro pelo Hamas.

Antes, o procurador-chefe Markus Caspers, que coordena as investigações sobre o atentado, já declarara que os dados conhecidos não permitiam excluir uma intenção terrorista.

 

Ato de terror

O governador do Estado da Renânia do Norte-Vestfália, Hendrik Wüst, classificou os assassinatos como “um ato de terror contra a segurança e a liberdade do nosso país”.

Na noite desta sexta-feira, um homem matou a faca três pessoas e feriu outras oito – cinco delas gravemente – num festival na cidade do oeste da Alemanha. As investigações contra desconhecido prosseguem. Na manhã deste sábado, um adolescente de 15 anos foi preso.

As autoridades pediram à população que forneça pistas ou imagens do momento do ataque, por meio de um portal na internet especialmente criado por causa do crime. Além disso, apelou aos residentes para que evitem a zona onde ocorreu o atentado e permaneçam em casa.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo