Segundo o político, que participou de uma coletiva de imprensa com o chanceler alemão, Olaf Scholz, mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo “muitas delas gravemente”.
Por Redação, com ANSA – de Berlim
O governador do Estado da Saxônia-Anhalt, Reiner Haseloff, informou neste sábado que o número de mortos no atropelamento em massa ocorrido em um mercado natalino de Magdeburg, na Alemanha, subiu para pelo menos cinco.
Ainda segundo o político, que participou de uma coletiva de imprensa com o chanceler alemão, Olaf Scholz, mais de 200 pessoas ficaram feridas, sendo “muitas delas gravemente”.
– Foi uma ação terrível e maluca. Agora é importante esclarecer as coisas e fazer com a máxima precisão e exatidão – declarou Scholz.
O jornal Bild, citando fontes policiais, revelou que o responsável pelo atropelamento em massa em Magdeburg estava sob influência de drogas, pois o saudita de 50 anos, que é médico, testou positivo em um exame feito logo depois do ataque.
Uma fonte saudita disse à agência inglesa de notícias Reuters que Riad teria alertado as autoridades alemãs sobre o perigo que o autor do atropelamento representava para a segurança da população, pois ele publicava frequentemente opiniões extremistas em seu perfil no X, antigo Twitter.
A imprensa local também repercutiu a informação que o mercado natalino de Magdeburg permanecerá fechado por tempo indeterminado, além disso, a segurança em outros eventos de fim de ano no país foi reforçada.
Governo italiano convoca reunião
O Ministro do Interior da Itália, Matteo Piantedosi, convocou neste sábado uma reunião de segurança após o atropelamento em massa em um mercado de Natal em Magdeburg, na Alemanha.
O encontro do governo com representantes da polícia e das forças de inteligência tem como objetivo avaliar os riscos das próximas festividades, como o Jubileu de 2025.