Mais de 820 mil clientes estão sem eletricidade nesta segunda-feira, a maioria no sul do país.
Por Redação, com ANSA – de Washington
Chegou a 11 o número de mortos na onda de frio severo nos Estados Unidos, que enfrentam desde o fim de semana uma das tempestades de inverno mais intensas de sua história recente.

Apenas em Nova York, o prefeito Zohan Mamdani disse que cinco pessoas foram encontradas mortas nas ruas nos últimos dias. No Texas, as autoridades confirmaram três óbitos, incluindo uma adolescente de 16 anos vítima de um acidente de trenó.
Outras duas pessoas morreram de hipotermia na Louisiana, enquanto uma faleceu em uma colisão de automóveis ligada ao mau tempo em Iowa. Enquanto isso, mais de 820 mil clientes estão sem eletricidade nesta segunda-feira, a maioria no sul do país, como no Tennessee, onde 250 mil residências e imóveis comerciais estão sem luz.
“Fiquem fora das estradas, a menos que seja absolutamente necessário”, publicou a Divisão de Gerenciamento de Emergências do Texas no X. Pelo menos 20 Estados norte-americanos e a capital Washington declararam emergência, e mais de 19 mil voos com destino ou origem nos EUA foram cancelados desde sábado.
– Continuaremos monitorando e em contato com todos os estados no caminho desta tempestade. Mantenham-se seguros e aquecidos – escreveu o presidente Donald Trump nas redes sociais.
Apagões
Ao menos 22 Estados norte-americanos declararam emergência em razão da megatempestade de neve e gelo que atinge grande parte dos Estados Unidos.
O presidente do país, Donald Trump, classificou as tempestades árticas como “históricas” e aprovou as declarações federais de emergência para Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia, Carolina do Norte, Maryland, Arkansas, Kentucky, Louisiana, Mississippi, Indiana e Virgínia Ocidental.
As fortes nevascas e as temperaturas congelantes bloquearam estradas e deixaram mais de 500 mil pessoas sem energia elétrica. Além disso, milhares de voos foram cancelados nas últimas horas, levando muitos norte-americanos a correrem aos supermercados para estocar mantimentos.
Frio extremo
Nova York registrou as primeiras vítimas do frio extremo. Com temperaturas bem abaixo de zero, os corpos de três pessoas foram encontrados sem vida nas ruas. Segundo a polícia, um homem de 67 anos foi localizado em uma calçada em Manhattan, enquanto as outras duas vítimas foram encontradas separadamente no Brooklyn.
No sábado, o Meio-Oeste dos Estados Unidos registrou sensação térmica de até -40°C. Já em Rhinelander, no Estado de Wisconsin, os termômetros chegaram a -38°C, a temperatura mais baixa em quase três décadas.