Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Rio terá geada no interior e baixas temperaturas nos próximos dias

Arquivado em:
Terça, 27 de Julho de 2021 às 08:05, por: CdB

Uma nova onda de frio chega ao Rio de Janeiro nesta semana. Com ela, o interior do Estado pode ter regiões com geada. A manifestação pouco comum para o estado tem a possibilidade de acontecer no Parque Nacional de Itatiaia, já que as previsões meteorológicas têm mostrado as baixas temperaturas na Serra da Mantiqueira, onde fica a área protegida.

Por Redação, com ABr - do Rio de Janeiro

Uma nova onda de frio chega ao Rio de Janeiro nesta semana. Com ela, o interior do Estado pode ter regiões com geada. A manifestação pouco comum para o Estado tem a possibilidade de acontecer no Parque Nacional de Itatiaia, já que as previsões meteorológicas têm mostrado as baixas temperaturas na Serra da Mantiqueira, onde fica a área protegida. Na capital, as mínimas podem chegar a 14 graus.
friorio-2.jpg
De acordo com o Climatempo, as simulações revelam que o frio será intenso em todo o Brasil nos próximos dias com a chegada de uma massa de ar frio
De acordo com o Climatempo, as simulações revelam que o frio será intenso em todo o Brasil nos próximos dias com a chegada de uma massa de ar frio. Além da geada na região Sudeste, acompanhada de baixas temperaturas, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul podem ter nevascas.

A previsão

A previsão divulgada na última semana pelo portal meteorológico era de neve no interior do Estado do Rio, no entanto, essa possibilidade se alterou nos últimos dias. "Os modelos meteorológicos até apontavam condições para neve de fraca intensidade na região do Pico do Itatiaia", localizado dentro do parque. A área fica a 2450 metros de altitude e costuma fazer frio no inverno, tendo registrado temperatura de -9,9ºC no dia 1° de julho. Em 2012, uma nevasca caiu na parte mais alta da unidade de conservação, como resultado da baixa temperatura de -9° C somada à elevada umidade do ar. A mais intensa nevasca registrada no parque ocorreu em 1985. Na ocasião, várias famílias foram pegas de surpresa durante o feriado prolongado de Corpus Christi, em junho, e tiveram que deixar seus carros nas estradas de acesso, onde os veículos foram cobertos por cristais de gelo.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo