Rio de Janeiro, 26 de Março de 2025

Secretaria do Rio abre inscrições para colônia de férias de 2025

Serão oferecidas oficinas de inovação e tecnologia, corpo e movimento, construção do pensamento lógico, artes e musicalização, linguagem e comunicação.

Sexta, 20 de Dezembro de 2024 às 14:39, por: CdB

Serão oferecidas oficinas de inovação e tecnologia, corpo e movimento, construção do pensamento lógico, artes e musicalização, linguagem e comunicação.

Por Redação, com ACS – do Rio de Janeiro

A Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro abriu vagas de colônia de férias para alunos da pré-escola ao Ensino Fundamental II. As atividades acontecerão em 21 escolas municipais, entre os dias 6 e 17 de janeiro, das 8h30 às 15h, durante o recesso escolar.

colonia.jpeg
Colônia de férias com inscrições abertas em 21 escolas da rede pública municipal

As inscrições devem ser feitas diretamente no link https://multirio.rio.rj.gov.br/edf/apresentacao.php até 17 de janeiro, último dia do projeto. No ato da inscrição, o responsável deverá emitir o termo de responsabilidade que está disponível no site e levá-lo à escola escolhida.

Serão oferecidas oficinas de inovação e tecnologia, corpo e movimento, construção do pensamento lógico, artes e musicalização, linguagem e comunicação.

Os alunos inscritos na colônia recebem desjejum, almoço e lanche na unidade escolar escolhida para participar do programa. Há escolas-polo nas 11 Coordenadorias Regionais de Educação. Confira abaixo:

Escolas Polo

GEO Juan Antonio Samaranch
Rua Marcel Prost, 201 – Santa Teresa

CIEP Henfil
Rua Carlos Seidl, s/n – Caju

EM Jornalista Assis Chateaubriand
Rua Visconde de Santa Isabel, 272 – Vila Isabel

EM Andre Urani
Estrada da Gávea, 147 – Gávea

GET Elza Soares
Rua Ana Neri, 1552 – Rocha

GET Professor Afonso Várzea
Av. Itaoca, 2086 – Inhaúma

CIEP Ministro Gustavo Capanema
Via A1, s/n – Setor Pinheiros – Maré

CIEP Graciliano Ramos
Rua Jorge Lacerda, s/n – Jardim América

EM Amapá
Rua Toriba, 106 – Colégio

GET Luís Carlos da Fonseca
Rua Leopoldino de Oliveira, 51 – Madureira

EM Professor Escragnolle Doria
Rua Gil Eanes, 76 – Costa Barros

GET Mário Piragibe
Rua Alcobaça, 1.127 – Anchieta

CIEP Almir Bonfim de Andrade
Rua Porto Santana – Vila Valqueire

EM Professor Carlos Delgado de Carvalho
Rua Senador Ruy Carneiro, 5 – Recreio dos Bandeirantes

GET José Mauro de Vasconcelos
Rua Marlieria, s/n – Bangu

GET Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco
Av. Marechal Fontenelle, 4.519 – Magalhães Bastos

EM Casemiro de Abreu
Estrada do Mendanha, 4.842 – Mendanha – Campo Grande

EM Alfredo Cesário Alvim
Rua Luiza de Marillac, 20 – Rio da Prata – Campo Grande

EM Haydéa Vianna Fiúza de Castro
Rua São Gomário – Vila Paciência, s/n – Santa Cruz

CIEP Hildebrando de Araújo Góes
Estrada da Pedra, s/n – Pedra de Guaratiba

EM Anita Garibaldi
Estrada Maracajás, 1.294 – Ilha do Governador

Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e Biblioteca José de Alencar

Na próxima segunda-feira, o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo reabre as portas, junto com a Biblioteca Municipal José de Alencar, ambos localizados na Rua Monte Alegre 306, em Santa Teresa. Integrante da rede de equipamentos culturais da Prefeitura do Rio de Janeiro, o complexo está passando pelo maior processo de restauro e requalificação de sua história graças ao programa Cultura do Amanhã. O valor investido no centro cultural e na biblioteca é de R$ 1,389 milhão.

– Laurinda Santos Lobo foi uma visionária que transformou a cultura brasileira ao abraçar e promover as vanguardas artísticas de sua época. A revitalização do centro cultural que leva seu nome, assim como da Biblioteca José de Alencar, dedicada a um dos maiores escritores do país, renova o papel de Santa Teresa como um território de experimentação e efervescência cultural, conectando tradição e modernidade – disse o secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero.

As obras no centro cultural tiveram início em agosto passado. A primeira etapa executada incluiu a revitalização da fachada, com renovação das esquadrias e da pintura, mantendo o tom rosado que se tornou uma marca do palacete, erguido em 1907.

Também foram realizados o restauro do muro, a recuperação dos jardins e a renovação do sistema de incêndio. Para garantir a acessibilidade total do Laurinda Santos Lobo, foi instalado um elevador, que estará em funcionamento a partir de janeiro. As obras no palacete seguirão até agosto de 2025, quando o complexo estará totalmente renovado.

Uma biblioteca do amanhã

A Biblioteca Municipal José de Alencar, instalada ao lado do Centro Cultural Laurinda Santos Lobo, retorna à cena como um equipamento inteiramente novo, depois de passar por uma completa reforma na infraestrutura, incluindo a substituição das redes elétrica e hidráulica e o restauro das esquadrias de fachada.

Além de estar inserida no Cultura do Amanhã, a unidade integra a segunda fase do programa Bibliotecas do Amanhã, que busca transformar estes espaços em lugares de fruição e produção cultural, além de estudo e integração da comunidade. Dessa forma, além de ganhar acessibilidade total, com rampas e passarelas, a José de Alencar recebeu mobiliário e acervo novos e terá uma programação sistemática.

Homenagem a uma mecenas das artes

Laurinda Santos Lobo, conhecida como mecenas da Belle Époque carioca, se destacou como uma das pioneiras no apoio às vanguardas artísticas e intelectuais no Brasil. Nascida em Cuiabá, no dia 4 de maio de 1878, fixou-se em Santa Teresa, mas não ocupou o casarão da Rua Monte Alegre.

Ela residia no palacete que hoje é o Parque Municipal Glória Maria. Lá recebia músicos, escritores, pintores e políticos.

Além de mecenas, Laurinda era defensora das causas sociais e entusiasta do progresso. Ela faleceu no Rio de Janeiro em 16 de julho de 1946 e, por sugestão de moradores e artistas do bairro, em 1979, foi criado o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo.

Múltiplas linguagens artísticas

Também na segunda-feira, será aberta a primeira mostra a ocupar o Centro Cultural nesta nova fase: “Amor: (des)construção dos afetos em Laurinda Santos Lobo”. Com curadoria da Associação dos Artistas Visuais de Santa Teresa – Chave Mestra, a coletiva reúne obras de mais de 40 artistas radicados no tradicional bairro de Santa Teresa e apresenta diferentes expressões, como fotografia, pintura, escultura, instalação e performance.

Os trabalhos exploram o tema do amor, com inspiração na mulher de espírito visionário que dá nome ao equipamento cultural. A mostra, com produção de Beatriz Roza e Edite Coelho, ficará em cartaz até o dia 16 de março de 2025.

– A reabertura do Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo marca a retomada de sua vocação como espaço de acolhimento das artes em Santa Teresa. Um ponto de encontro da comunidade artística, que convida o público a conhecer a rica tradição criativa e cultural do bairro – disse a gerente de Centros Culturais da Secretaria Municipal de Cultura, Gisele Nery.

Funcionamento

O Centro Cultural Laurinda Santos Lobo e a Biblioteca Municipal José de Alencar funcionarão de terça a sexta-feira, das 10h às 18h.

Edições digital e impressa