Rio de Janeiro, 20 de Dezembro de 2025

Praias do Rio terão postos móveis de salvamento no verão

Conheça os novos postos móveis de salvamento do Corpo de Bombeiros nas praias do Rio, que garantem segurança e atendimento rápido aos banhistas neste verão.

Sábado, 20 de Dezembro de 2025 às 11:43, por: CdB

Os guarda-vidas estarão presentes em todas as praias por meio dos grupamentos marítimos e unidades com serviço de salvamento marítimo.

Por Redação, com ABr – do Rio de Janeiro

A Operação Verão do Corpo de Bombeiros do Rio (CBMERJ), iniciada na sexta-feira, terá como novidade a implantação de postos de salvamento móveis distribuídos estrategicamente em toda a orla fluminense.

Praias do Rio terão postos móveis de salvamento no verão | Objetivo é um atendimento rápido e mais eficaz aos banhistas
Objetivo é um atendimento rápido e mais eficaz aos banhistas

Os guarda-vidas estarão presentes em todas as praias por meio dos grupamentos marítimos e unidades com serviço de salvamento marítimo. O trabalho dos guarda-vidas envolve o monitoramento constante das condições do mar, a orientação aos banhistas, a sinalização de áreas de risco e a intervenção rápida sempre que necessária.

A operação contará com o apoio de drones com câmeras de alta resolução e sensores térmicos, modernos equipamentos de mergulho, resgate e proteção individual para os guarda-vidas, além da revitalização das unidades com serviço de salvamento marítimo.

Postos móveis

De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Tarciso Salles. Os postos móveis representam um avanço importante neste tipo de operação. As estruturas ampliam significativamente a capacidade operacional, oferecendo maior mobilidade, flexibilidade e adaptação às variações de público e às condições ambientais.

– Permitem uma resposta mais rápida e dinâmica, acompanhando o fluxo de banhistas e as mudanças nas condições do mar, fortalecendo ainda mais a atuação preventiva da corporação – acrescentou o coronel Tarciso Salles.

O CBMERJ prevê também a entrega à população das novas instalações do 2º Grupamento Marítimo, na Barra da Tijuca, que passou por obras de revitalização para garantir melhores condições de trabalho aos guarda-vidas, melhorando a eficiência de atendimento aos banhistas.

Edições digital e impressa