Nova frota vai reforçar a operação na Zona Oeste; entrega foi feita neste sábado.
Por Redação, com Agenda do Poder – do Rio de Janeiro
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, apresentou neste sábado 100 novos ônibus com a nova identidade visual do Sistema RIO. Os veículos vão reforçar a operação em 20 bairros da Zona Oeste. A entrega aconteceu em Campo Grande.

Durante o evento, Paes destacou que a entrega representa o início da ampliação das melhorias para além do sistema BRT.
– É um dia muito simbólico porque é o primeiro gostinho que a população do Rio de Janeiro começa a ter daquilo que a gente vem trabalhando há muito tempo, que é transformar o transporte da cidade – afirmou o prefeito.
Para Paes, a população da Zona Oeste, incluindo Campo Grande, Santa Cruz, Coelho Neto e Marechal Hermes já devem começar a sentir o impacto a partir da entrega.
O prefeito apresentou a nova frota ao lado do vice-prefeito Eduardo Cavaliere, da secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, além de outros secretários municipais e vereadores. O grupo percorreu o trajeto entre Campo Grande e Santa Cruz em um dos novos veículos.
Ao todo, nove linhas que atendem os bairros: Sepetiba, Santa Cruz, Paciência, Cosmos, Inhoaíba, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Santíssimo, Senador Camará, Vila Kennedy, Bangu, Padre Miguel, Realengo, Magalhães Bastos, Vila Militar, Deodoro, Marechal Hermes, Guadalupe, Barros Filho e Coelho Neto, passarão a operar com frota 100% zero quilômetro e com o novo padrão visual.
Além disso, essas linhas terão redução nos intervalos, o que deve ampliar a regularidade das viagens. A secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, destacou o impacto da entrega para a região.
– Considero que seja de grande importância para a população, especialmente para aqueles que aguardam há cinco anos as mesmas melhorias do BRT. É a região, atualmente, que enfrenta a menor oferta de ônibus e as condições de manutenção mais difíceis. Portanto, esta entrega representa um avanço significativo para a Zona Oeste – disse.
A autorização para que os operadores atuais do sistema municipal de ônibus adotem a identidade visual unificada do Sistema RIO foi publicada pela Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) no Diário Oficial em agosto deste ano.
A padronização se aplica exclusivamente a veículos zero quilômetro e só pode ser adotada quando toda a frota da linha for substituída por veículos novos. Dessa forma, apenas linhas totalmente renovadas podem receber o novo layout.
Veja abaixo as linhas que receberão nova frota e terão intervalos reduzidos:
Área A – Santa Cruz, Sepetiba e Paciência
753 (Santa Cruz – Coelho Neto): intervalo de 24 para 13 minutos
754 (Santa Cruz – Terminal Deodoro): de 15 para 11 minutos
756 (Santa Cruz – Coelho Neto): de 12 para 10 minutos
757 (Sepetiba – Coelho Neto): mantém 30 minutos, com reforço operacional
870 (Sepetiba – Santa Cruz): de 25 para 18 minutos
Área B – Campo Grande, Senador Vasconcelos e Santíssimo
731 (Campo Grande – Marechal Hermes): de 15 para 10 minutos
765 (Mendanha – Terminal Deodoro): de 40 para 20 minutos
826 (Carobinha – Campo Grande): de 40 para 25 minutos
SN731 (Campo Grande – Marechal Hermes – Noturno): mantém 60 minutos
A operação será monitorada em tempo real pela Prefeitura.
Acordos judiciais e reorganização do sistema
As mudanças no sistema municipal de ônibus resultam de acordos judiciais firmados entre a Prefeitura, o Ministério Público Estadual e os consórcios operadores. O primeiro acordo, firmado em maio de 2022, permitiu a reestruturação do modelo de operação, com adoção de subsídio por quilômetro rodado, monitoramento tecnológico e aplicação de penalidades.
Como resultado, a partir de junho de 2022, mil novos ônibus foram incorporados à frota, cerca de 200 linhas foram criadas ou reativadas — incluindo 65 noturnas — e o atendimento foi retomado em mais de 800 pontos de parada.
Em abril de 2025, um novo acordo antecipou a licitação do sistema municipal de transporte, antes prevista para 2028. A partir dele, a qualidade da operação passou a ser avaliada trimestralmente pelo Índice de Qualidade do Transporte (IQT). Empresas com índice inferior a 0,8 podem perder a exclusividade das linhas.
Novas licitações do Sistema RIO
A Prefeitura já lançou a primeira etapa das licitações do Sistema RIO – Rede Integrada de Ônibus, com três lotes na Zona Oeste, em Santa Cruz e Campo Grande. O investimento estimado é de R$ 500 milhões.
A sessão pública está marcada para 6 de fevereiro, às 11h, na sede da CCPAR, no bairro da Saúde. A previsão é que os vencedores iniciem a operação em abril de 2026.
As próximas etapas da licitação serão organizadas por regiões, priorizando áreas com pior desempenho operacional. O cronograma prevê a conclusão do processo entre 2027 e 2028, com expansão gradual para todas as regiões da cidade.