O governador em exercício Cláudio Castro anunciou a abertura de 50 novos leitos de UTI no Hospital Unilagos, em Cabo Frio, para o tratamento de pacientes com covid-19 na Região dos Lagos.
Por Redação, com ACS - do Rio de Janeiro
O governador em exercício Cláudio Castro anunciou, na segunda-feira, a abertura de 50 novos leitos de UTI no Hospital Unilagos, em Cabo Frio, para o tratamento de pacientes com covid-19 na Região dos Lagos. As vagas na unidade de saúde, que estava fechada há três meses e faz parte da rede privada, serão custeadas pelo Governo do Estado e devem estar disponíveis para uso nos próximos dias.
- Nossa postura é colaborativa e de diálogo. Nosso trabalho, hoje, é abrir leitos e evitar a propagação da pandemia. A documentação para ativação destes leitos em Cabo Frio está indo hoje mesmo para a Secretaria de Saúde. Minha orientação é que seja tudo feito com urgência. Estamos trabalhando com todas as prefeituras para abrir mais leitos - afirmou Cláudio Castro.
Ministério da Saúde
Os novos 50 leitos se somarão aos cerca de 300 que vão ser abertos em todo o Estado do Rio de Janeiro até o fim deste mês. Além disso, o Ministério da Saúde se comprometeu a disponibilizar, de forma imediata e em parceria com o governo estadual, 150 leitos em unidades da rede federal.
- O Estado vai financiar todos os leitos que as prefeituras conseguirem abrir. Tudo que o Rio de Janeiro precisa é ter equilíbrio para conseguir atender as pessoas. É preciso ter o cuidado sanitário, além de garantir a manutenção de empregos e das atividades econômicas. Amanhã, vou a Brasília e só volto com alguns hospitais federais estadualizados para a abertura de mais leitos - ressaltou o governador.
Proprietário do Hospital Unilagos, Rogério Leopoldo Rocha destacou a importância da parceria com o Estado para a abertura dos novos leitos.
- Estamos prontos para fechar esse convênio com o Governo do Estado em um momento tão difícil para todo o mundo - disse o proprietário.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Sérginho, intermediou a negociação entre o Hospital Unilagos e o governo estadual.
- É muito gratificante ajudar nesse importante trabalho, de união contra a covid-19. Depois que tudo isso passar, vamos usar o Unilagos com um hospital-escola, em parceria com a Uerj. Vamos capacitar nossos alunos para que possam também ajudar a salvar vidas - anunciou o secretário.