Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

Porta-voz do Talebã anuncia fim da guerra no Afeganistão

Arquivado em:
Segunda, 06 de Setembro de 2021 às 08:10, por: CdB

Mujahid disse que Panjshir, a última das 34 províncias afegãs, ficou sob controle do Talebã. Por sua vez, as forças locais de resistência, lideradas por Ahmad Massoud, desmentiram a declaração do movimento Talebã sobre a tomada da província e anunciaram a sua intenção de continuar a luta.

Por Redação, com Sputnik - de Cabul

Nesta segunda-feira, o porta-voz do Talebã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países), declarou o fim da guerra no Afeganistão e disse que nos próximos dias será anunciada a composição do novo governo.
taleba-3.jpg
Porta-voz do Talebã anuncia fim da guerra no Afeganistão e promete divulgar composição do governo
O porta-voz dos islamistas assegurou que não houve civis feridos nos confrontos na província de Panjshir. – Domingo à noite e esta manhã, Panjshir estava completamente sob controle. Então, a guerra no Afeganistão acabou. Não há mais nenhuma desculpa para isso. Está na hora de reconstruir nosso país – afirmou Zabihullah Mujahid na coletiva de imprensa. – O novo governo será anunciado nos próximos dias – acrescentou. O Talebã convida os ex-militares afegãos para se juntarem aos serviços de segurança do novo governo. – As forças afegãs, treinadas nos últimos 20 anos, serão convidadas (para servir nos) serviços de segurança – disse Mujahid, citado pelo canal TOLO News.

Nações estrangeiras

O porta-voz dos talebãs confirmou terem sido feitos convites a nações estrangeiras para a cerimônia de anúncio do novo governo. Anteriormente, o canal Al Jazeera, citando uma fonte no movimento, informou que os talibãs convidaram representantes da Turquia, China, Rússia, Irã, Paquistão e Qatar. – Foram enviados convites a vários países para participarem da cerimônia de anúncio do novo governo – disse Mujahid, segundo o canal Shamshad News. Nesta segunda-feira, Mujahid disse que Panjshir, a última das 34 províncias afegãs, ficou sob controle do Talebã. Por sua vez, as forças locais de resistência, lideradas por Ahmad Massoud, desmentiram a declaração do movimento Talebã sobre a tomada da província e anunciaram a sua intenção de continuar a luta. Esta é a segunda declaração do fim da guerra no Afeganistão pelo Talebã. Pela primeira vez, os islamistas proclamaram o fim da guerra em 16 de agosto, após a tomada de Cabul.
Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo