Pelos elementos colhidos na investigação, a comercialização irregular das armas ocorria na Grande Vitória e era realizada por associação criminosa que recebia o armamento do exterior.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, operação para dar cumprimento a quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela 1ª Vara Criminal Federal de Vitória, visando o combate ao tráfico ilegal de armas de fogo.
Pelos elementos colhidos na investigação, a comercialização irregular das armas ocorria na Grande Vitória e era realizada por associação criminosa que recebia o armamento do exterior. As negociações ilícitas ocorriam por aplicativo de compartilhamento de mensagens, administrados pelos alvos da operação. Foram identificadas, ao menos, 20 transações de armas de fogo de diversos calibres.
Durante os cumprimentos dos mandados na data de hoje, foram apreendidos celulares, uma pistola 9mm, uma pistola .380, um carregador de pistola 9mm, dois carregadores (rajada), 110 munições calibre .380, 66 munições calibre 9mm, medicamentos, drogas, diversos acessórios de armas de fogo e um rádio comunicador.
Na ação, um homem foi preso em flagrante por posse de arma de fogo, munições de uso restrito e drogas.
A investigação continuará para apuração de eventuais outros envolvidos e completa desarticulação da associação delitiva.
Tráfico interestadual de drogas entre Mato Grosso e Maranhão
A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, em São Luís/MA, a Operação Iracebeth Fase II, que visa reprimir os crimes de tráfico de drogas interestadual e associação voltada para o tráfico.
Trata-se do desdobramento da Operação Iracebeth, deflagrada em 2023, após a identificação de uma rota de tráfico de drogas entre os estados de Mato Grosso e do Maranhão. Naquela ocasião, durante o cumprimento das ordens judiciais, foram localizados cerca de 80 kg de entorpecentes, arma de fogo, munições e aproximadamente R$ 18 mil em espécie.
Nesta segunda fase, foram cumpridas duas medidas cautelares deferidas judicialmente, incluindo um mandado de prisão preventiva e um mandado de busca e apreensão. Durante a diligência, além do investigado principal, um outro indivíduo que estava na residência foi preso em cumprimento a um mandado de prisão pendente.
As equipes da Polícia Federal contaram, ainda, com o apoio de cão farejador da Polícia Civil do Estado do Maranhão.