Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

PF deflagra operação em combate à importação ilegal de remédio

Arquivado em:
Terça, 30 de Julho de 2024 às 14:54, por: CdB

Equipes de policiais federais cumpriram nesta manhã, quatro mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e Maranhão, com vistas a desbaratar um esquema de importação ilegal de medicamento.

Por Redação, com ACS – de São Paulo

A Polícia Federal deflagrou, no Aeroporto Internacional de São Paulo, na manhã desta terça-feira, a Operação Off Label nos estados de São Paulo e Maranhão, no combate à importação de medicamento para tratamento da diabetes.

pf-4.jpg
Foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo e no Maranhão

Equipes de policiais federais cumpriram nesta manhã, quatro mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo e Maranhão, com vistas a desbaratar um esquema de importação ilegal de medicamento para diabetes, praticado por médicos e clínicas, que tem sido utilizado na forma off label para emagrecimento.

A Operação é desdobramento da prisão de um brasileiro, ocorrida neste mesmo mês, no qual o suspeito desembarcou de voo procedente de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que havia feito conexão na Inglaterra, trazendo consigo 32 caixas do medicamento, que tem o uso aprovado pela Anvisa, porém não é comercializado no Brasil, sendo que sua importação deve obedecer aos trâmites legais. Na ocasião, o suspeito, que tentou iludir o pagamento de impostos no valor de quase R$ 30 mil, apresentou laudo médico e receitas, que após serem analisados pelos técnicos da Anvisa, foram identificados como falsos, evidenciando a intenção comercial na importação do medicamento.

Apreensões como esta, que resultou na Operação Off Label, tem sido realizadas de forma recorrente pela Receita Federal em 2024, sendo que no mês de julho, ocorreram as prisões de seis pessoas e apreensão de 157 caixas do medicamento.

Drogas

A Polícia Federal, no Aeroporto Internacional de São Paulo, prendeu na segunda-feira, um brasileiro tentando embarcar com destino à França, com mais de 10 kg de cocaína impregnados em sua mala de viagem.

Policiais federais, que fiscalizam passageiros e bagagens com o auxílio de cães farejadores, ao serem acionados pelos Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC’s), que analisaram as imagens dos scanners de bagagens e perceberam material suspeito dentro de uma mala, submeteram a bagagem suspeita ao cão de faro, que imediatamente deu sinal típico para droga.

Os policiais localizaram o proprietário da mala, já dentro da aeronave, e o conduziram para que, na presença de testemunhas, fosse realizada perícia no objeto. Os peritos federais encontraram mais de 10 Kg de cocaína impregnada nas estruturas da mala suspeita.

O passageiro, ao ser preso, disse aos policiais que, ao procurar emprego, foi contratado por meio da internet para que realizasse o transporte da mala, sendo avisado pelos contratantes que todas as despesas deveriam ser pagas por ele em caso de desistência do serviço.

O suspeito partiu de Tabatinga/AM, no mesmo estado, onde recebeu a droga e, de lá, foi para Pernambuco e posteriormente ao aeroporto em São Paulo. Ele deveria entregar a droga em Paris, na França.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo