Rio de Janeiro, 23 de Janeiro de 2025

Pentágono confirma ter testado míssil hipersônico 

Arquivado em:
Terça, 05 de Abril de 2022 às 09:47, por: CdB

A mídia dos EUA informou citando uma fonte de defesa que norte-americanos testaram secretamente um míssil hipersônico em meados de março, mas permaneceram em silêncio sobre isso para evitar o aumento das tensões com a Rússia.

Por Redação, com Sputnik - de Washington

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, diz não ter recebido diretiva da Casa Branca para cancelar o teste do Minuteman. Segundo ele, ocultar o movimento foi a "melhor coisa" para gerenciamento da escalada nas tensões geopolíticas.

missil.jpeg
Pentágono confirma ter testado míssil hipersônico em meados de março

A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa (DARPA, na sigla em inglês) disse em um comunicado de imprensa nesta terça-feira que realizou "recentemente" o segundo teste bem-sucedido do conceito de veículo hipersônico da Lockheed Martin que atingiu a velocidade Mach 5 e se manteve no ar por um "longo" período de tempo.

"A DARPA e sua parceira, a Força Aérea dos EUA, concluíram recentemente um teste de voo livre da versão Lockheed Martin do Conceito de Arma de Respiração Hipersônica. O veículo, após liberação de uma aeronave transportadora, foi impulsionado para o envelope de ignição de seu motor de combustível a base de hidrocarbonetos refrigerados. A partir daí, ele rapidamente acelerou e manteve a velocidade de cruzeiro mais rápida que Mach 5 por um longo período de tempo. O veículo atingiu altitudes superiores a 65.000 pés (19.812 metros) e voou por mais de 300 milhas náuticas (555,6 mil metros)", diz o comunicado.

Mais cedo, a mídia dos EUA informou citando uma fonte de defesa que norte-americanos testaram secretamente um míssil hipersônico em meados de março, mas permaneceram em silêncio sobre isso para evitar o aumento das tensões com a Rússia.

Armas no século XX

Os EUA começaram a desenvolver essas armas no século XX, mas mantiveram o programa em stand-by depois que ele não produziu resultados devido a restrições tecnológicas. O programa teria sido reiniciado e revigorado depois que a Rússia e a China apresentaram mísseis hipersônicos funcionais há alguns anos.

De acordo com relatos da mídia parcialmente confirmados, a China realizou um teste de míssil hipersônico que conseguiu voar ao redor do globo, surpreendendo o Pentágono. O míssil seria supostamente capaz de atingir os EUA a partir do Polo Sul, embora a maioria das capacidades de radar antimísseis norte-americanas esteja focada no Norte. O Pentágono admitiu que a China conseguiu se aventurar muito à frente na tecnologia de armas hipersônicas.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo