Os policiais receberam informações de que a vítima estava em uma agência bancária com os autores tentando realizar saques. As equipes foram ao local, localizaram e conduziram a dupla para a Deapti.
Por Redação, com ACS - de Rio de Janeiro
Policiais civis da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti) e equipes da Operação Barra Presente prenderam um casal em flagrante, na última quinta-feira, acusado de aplicar golpes em uma idosa, de 88 anos, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.
Os policiais receberam informações de que a vítima estava em uma agência bancária com os autores tentando realizar saques. As equipes foram ao local, localizaram e conduziram a dupla para a Deapti.
Os investigadores descobriram que os golpistas haviam ido até a residência da idosa para cobrar o pagamento de uma parcela de um suposto serviço realizado. Após convencê-la, levaram a vítima em um veículo até o banco. No trajeto, tentaram passar o cartão dela em uma máquina de débito, mas a transação não foi autorizada.
As investigações demonstraram que, desde o início do ano de 2022, o casal cometia os golpes, aproveitando dos esquecimentos e problemas de lucidez da idosa.
A dupla
A dupla comparecia todos os meses na casa dela, alegava que havia necessidade de realizar serviços de manutenção nas instalações de gás e cobrava valores absurdos. O golpe teria participação de outras pessoas.
Segundo a Deapti, a dupla vai responder pelos crimes de tentativa de estelionato e associação criminosa. As investigações continuam.
Estelionatários
Policiais civis da 14ª DP (Leblon) prenderam quatro homens em flagrante, na semana passada, que faziam parte de uma quadrilha especializada em estelionato e que aplicavam golpes em agências bancárias no Rio de Janeiro e no estado de São Paulo.
O grupo começou a ser investigado após a equipe da 14ª DP receber informações sobre o deslocamento de uma quadrilha paulista de assaltantes de residências para a capital fluminense. Os agentes monitoraram os suspeitos e constataram que eles pertenciam a uma quadrilha especializada em golpes em agências bancárias. As investigações demonstraram que os homens enganavam as vítimas e trocavam envelopes de depósito bancário ou saques, um crime conhecido em São Paulo como “passadinha”.
Os policiais realizaram diligências e prenderam os criminosos quando retornavam ao hotel em que estavam hospedados, em Copacabana, na Zona Sul da capital do Rio. Segundo as investigações, os homens possuem passagens por roubo, furto e estelionato.