Rio de Janeiro, 30 de Outubro de 2024

OpenAI vai adicionar selo para identificar imagens geradas por IA

Arquivado em:
Quinta, 08 de Fevereiro de 2024 às 12:24, por: CdB

De acordo com a empresa, o selo estará em todas as imagens na parte superior esquerda, indicando quando ela foi produzida pela IA. Além disso, os metadados da imagem também vão identificar que a foto não é verdadeira.


Por Redação, com OESP - de Washington


A OpenAI vai aderir a uma campanha mundial que visa ajudar as pessoas a saber quando uma imagem na internet é produto de inteligência artificial (IA) ou não. A partir de 12 de fevereiro, os arquivos criados pelo DALL-E, IA de geração de imagens da empresa, serão identificados com uma marca d'água.




open.jpg
Mudança vai valer para todas as plataformas que usam IAs da empresa a partir de 12 de fevereiro

De acordo com a empresa, o selo estará em todas as imagens na parte superior esquerda, indicando quando ela foi produzida pela IA. Além disso, os metadados da imagem também vão identificar que a foto não é verdadeira, uma medida que empresas estão adotando para o caso de as imagens serem recortadas para remover a marca d'água.



ChatGPT


A marca vai valer para todos os arquivos gerados diretamente pelo DALL-E e pelas plataformas que usam a API da IA, como o ChatGPT, por exemplo. A ausência de identificação em imagens geradas por IA facilita a disseminação de fotos falsas e de desinformação, como foi o caso das "nudes" falsas da cantora Taylor Swift publicadas nas redes sociais em janeiro deste ano.


"Acreditamos que a adoção desses métodos para estabelecer a procedência e incentivar os usuários a reconhecer esses sinais é fundamental para aumentar a confiabilidade das informações digitais", diz a OpenAI em seu site.


A medida adotada pela OpenAI é parte da Coalizão para Proveniência e Autenticidade de Conteúdo (C2PA, na sigla em inglês) que quer que empresas de tecnologia se esforcem para deixar mais claro para o público imagens que são produzidas com ajuda de IA. Companhias como Adobe e Microsoft já aderiram ao movimento.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo