Rio de Janeiro, 22 de Dezembro de 2024

Governo empresta avião da FAB para Lavrov se encontrar com Lula

Arquivado em:
Sexta, 23 de Fevereiro de 2024 às 14:38, por: CdB

Lavrov estava no Rio de Janeiro para o encontro com ministros de Relações Exteriores do G20. Antes de chegar ao Brasil, o chanceler também fez parada em Cuba e na Venezuela. 


Por Redação, com agências de notícias - de Brasília


O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) emprestou um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) para o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov, viajar do Rio de Janeiro a Brasília para uma reunião com o presidente na quinta-feira. As informações são da Folha de S. Paulo.




lula.jpeg
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o chanceler da Rússia, Serguei Lavrov

Lavrov estava no Rio de Janeiro para o encontro com ministros de Relações Exteriores do G20. Antes de chegar ao Brasil, o chanceler também fez parada em Cuba e na Venezuela. 


Sanções dos Estados Unidos


A previsão é de que ele viajasse a Brasília no avião oficial do governo da Rússia, mas a empresa que fornecia abastecimento na capital federal não iria conseguir ofertas combustível  após sanções dos Estados Unidos devido à Guerra da Ucrânia.


– Acontece que aqui no Brasil praticamente não existem empresas que abastecem aeronaves que não sejam de propriedade de corporações ocidentais. Mas quero destacar a atuação dos anfitriões brasileiros, que fizeram de tudo para resolver essa questão – disse o chanceler de Vladimir Putin, segundo á agência russa de notícias Sputnik.



A colaboração de Lula


Em nota, o Palácio do Planalto afirmou que o presidente e o chanceler discutiram temas da agenda bilateral, questões globais e os debates ocorridos no G20. Ainda segundo o comunicado, o brasileiro confirmou ao russo que irá à Rússia para a próxima cúpula do Brics.


– O chanceler Lavrov expôs as posições da Rússia em relação ao conflito na Ucrânia. O presidente Lula reiterou a posição de que o Brasil continua disposto a colaborar com os esforços em favor da paz – afirmou.




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo