Rio de Janeiro, 21 de Janeiro de 2025

Feira de São Cristóvão poderá se tornar patrimônio do Estado do Rio

Arquivado em:
Quarta, 11 de Outubro de 2023 às 13:08, por: CdB

A história da feira se relaciona com a movimentação dos retirantes de diversos locais do Nordeste que chegavam em caminhões no Campo de São Cristovão para trabalhar na construção civil, por volta do ano de 1945.


Por Redação, com Brasil de Fato - do Rio de Janeiro


A Feira Nordestina de São Cristóvão poderá se tornar Patrimônio Histórico, Turístico, Cultural e Gastronômico do Estado do Rio de Janeiro. O projeto de lei foi aprovado em segunda discussão, na terça-feira, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O texto será encaminhado para o governador Cláudio Castro (PL), que tem até 15 dias úteis para sancioná-lo ou vetá-lo.




feirasaocristovo.jpeg
A história da feira se relaciona com a migração de retirantes de diversos locais do nordeste para o Rio de Janeiro

Em plenário, a autora da proposta, deputada Tia Ju (REP), comemorou a aprovação da proposição.“A feira faz parte da história e da cultura do nosso estado como o mais importante espaço de representação nordestina. Lá é possível experimentar o melhor da nossa culinária e se divertir em família, com muita música regional, artesanato e folclore. Viva o povo nordestino que tanto contribui para o nosso estado e país”, comentou a parlamentar, que é natural de Conceição de Jacuípe, no interior da Bahia.



História


A feira está localizada no Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, no bairro de São Cristóvão, na capital fluminense. A história da feira se relaciona com a movimentação dos retirantes de diversos locais do Nordeste que chegavam em caminhões no Campo de São Cristovão para trabalhar na construção civil, por volta do ano de 1945. O encontro era motivo de festa com músicas e comidas típicas.

Continue lendo

Durante 58 anos, a feira permaneceu ao redor do Campo de São Cristovão e, em 2003, foi transferida para o Pavilhão após a reforma do local, quando passou a se chamar Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas.


O espaço também já foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Também assinam o texto como coautores os deputados Luiz Paulo (PSD), Lucinha (PSD) e Martha Rocha (PDT). 



Serviço:


Feira Nordestina de São Cristóvão


Quando? 


Terça à quinta-feira: 10h às 18h


Sexta e sábado: 10h às 4 da manhã


Domingo: 10h às 20h 


Onde?


Campo de São Cristóvão - São Cristóvão, Rio de Janeiro.


Quanto?


Sexta-feira: R$ 10 (exceto dias de shows especiais)   


Sábado e domingo: R$ 10




Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo