A vítima, Marcelo dos Anjos Abitan da Silva, de 49 anos, era assessor parlamentar da vereadora Vera Lins (Progressistas).
Por Redação, com CartaCapital e ABr – do Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Rio de Janeiro está à procura de um agente da própria corporação que matou um homem a tiros na madrugada do domingo, após uma briga de trânsito na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade do Rio.

A vítima, Marcelo dos Anjos Abitan da Silva, de 49 anos, era assessor parlamentar da vereadora da capital fluminense Vera Lins (Progressistas). A Delegacia de Homicídios da Capital identificou que o policial que efetuou os disparos é Raphael Pinto Ferreira Gedeão.
O caso aconteceu na entrada da garagem do Hotel Wyndham, onde Abitan estava hospedado com familiares desde o réveillon. O policial, que mora no local, chegou com o seu carro, uma picape, por volta das 3h da manhã e a cancela que dá acesso à garagem não abriu. Ele então desceu do veículo e foi buscar ajuda. Na sequência, Abitan chegou e passou a buzinar insistentemente por ter encontrado o acesso barrado pelo outro veículo.
Segundo testemunhas, quando Gedeão voltou ao local, os dois passaram a discutir. Abitan se aproximou de Gedeão, que sacou uma pistola e fez menção de atirar enquanto ordenava que o assessor parlamentar se afastasse. Na sequência, o policial disparou o primeiro tiro, que atingiu Abitan no abdômen. O assessor parlamentar tentou fugir, mas foi atingido por mais dois tiros nas costas e morreu no local.
A Polícia pediu a prisão do agente, que fugiu após os disparos. Em nota, a Polícia Civil informou que a Delegacia de Homicídios já realizou perícia no local e que diligências seguem em andamento para esclarecer o caso.
“O autor do crime foi identificado, se trata de um policial civil. A autoridade policial está representando pela prisão dele e diligências estão em andamento para localizá-lo”, informou.
“A Polícia Civil reforça que não compactua com quaisquer desvios de conduta, cometimento de crimes ou de abuso de autoridade praticados por seus servidores. A investigação está em andamento e seguirá obedecendo os trâmites da legislação vigente”, completou, em nota.
Nas redes sociais, a vereadora Vera Lins se disse ‘consternada’ com a morte do assessor. “Marcelo era um homem amigo de todas as horas e querido por todos que nos cercam. Um homem de bem e sempre disposto a ajudar, com uma alegria incrível, de sorriso fácil, sempre cativava amigos por onde passava. Que Deus ampare a todos nós e conforte mais uma família desfeita por tamanha covardia”, registrou.
Criminosos usam viatura policial clonada para roubo de cargas
Criminosos especializados em roubo de carga utilizaram uma viatura policial falsa para roubo de carga em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, na região metropolitana do Rio de Janeiro.
A Polícia Civil informou no domingo que o carro clonado com característica de viatura foi apreendido por agentes da 62ª Delegacia Policial (DP) de Imbariê, em Duque de Caxias, no sábado, em uma área de mata do bairro Parque Equitativa.
O veículo era pintado nas cores preto e branco, as mesmas da Polícia Civil, e tinha inscrições características da instituição. Os policiais localizaram um giroflex semelhante ao utilizado pela polícia e módulo de sirene.
Os agentes chegaram ao veículo depois que policiais militares comunicaram sobre um carro aparentemente abandonado.
Por meio de consulta do número da placa, não havia restrição policial, de acordo com os investigadores. No entanto, eles descobriram que os sinais identificadores do veículo, mais precisamente nas marcações dos vidros, não eram compatíveis com a placa. Foi constatado que o carro havia sido roubado no centro do Rio de Janeiro.
A falsa viatura foi encaminhada para perícia. A Polícia Civil investiga agora os envolvidos no roubo e clonagem do carro.
Operação Torniquete
Na sexta-feira, a instituição tinha realizado mais uma fase da Operação Torniquete, que mira o combate a roubos de cargas e de veículos, no Complexo da Maré, conjunto de comunidades na Zona Norte da capital fluminense. Um dos objetivos da ação era localizar a viatura falsa utilizada em roubo de carga na Baixada Fluminense.
Ao chegarem ao conjunto de favelas, os policiais trocaram tiros com criminosos. Ao menos duas pessoas foram presas em flagrante. Houve ainda apreensão de “farta quantidade de drogas e recuperação de carga roubada”, de acordo com a polícia.
O Estado do Rio de Janeiro registrou 2.951 roubos de carga de janeiro de 2024 a novembro de 2024. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP), órgão do governo estadual que faz levantamento mensal de índices de criminalidade. Esse é o boletim mais recente e representa uma queda de 1% em relação ao mesmo período de 2023.