Com duração de dois anos, o convênio tem um orçamento previsto de R$ 12,3 milhões para realizar ao menos 21 ações – entre encontros de negócios e missões – que aumentem a participação do Brasil nas exportações da indústria de transformação. O foco é a integração com os mercados estratégicos da América Latina, China, Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha e Japão.
Por Redação, com ACS – de Brasília
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) assinaram, nesta terça-feira, um convênio de cooperação técnica para estimular a participação da indústria brasileira no mundo. A parceria prevê o atendimento de 780 empresas, entre exportadoras e interessadas em exportar. A expectativa é movimentar US$ 200 milhões em oportunidades de negócios.
Com duração de dois anos, o convênio tem um orçamento previsto de R$ 12,3 milhões para realizar ao menos 21 ações – entre encontros de negócios e missões – que aumentem a participação do Brasil nas exportações da indústria de transformação. O foco é a integração com os mercados estratégicos da América Latina, China, Estados Unidos, Portugal, França, Alemanha e Japão.
Setores
Pela CNI, as ações são executadas por meio da Rede de Centros Internacionais de Negócios (Rede CIN) junto às federações de indústria, que potencializam os esforços, a capilaridade de atendimentos e a abrangência nacional. A iniciativa é voltada para os setores de alimentos e bebidas, de cosméticos, de metalmecânico e de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).
Presidente da CNI, Ricardo Alban destacou a importância de unir esforços para inserir a indústria brasileira no mercado global.
— A indústria não tem mais tempo a perder. O que nós queremos é criar parceiros e oportunidades para nossas indústrias aqui no Brasil. Junto com a ApexBrasil, que já tem tantos escritórios, as embaixadas e os consulados, podemos fazer mais por empresas que têm muito a explorar, mas ainda não contam com estrutura tão diversificada — conclui Alban.