Produções no estilo Lego difundem propaganda de guerra e atribuem ao Ocidente a escalada da violência no Oriente Médio e a morte de crianças.
Por Redação, com agências internacionais – de Washington
O canal alinhado ao Irã, que ganhou repercussão com vídeos em estilo Lego criados por inteligência artificial e com críticas ao presidente dos EUA, Donald Trump, foi removido do YouTube. Segundo à agência francesa de notícias Agence France-Presse (AFP), a própria plataforma confirmou a decisão na quarta-feira.

A propaganda de guerra ganhou notoriedade nas redes sociais, alcançando dezenas de milhares de curtidas e compartilhamentos, no final de fevereiro, desde que o conflito dos Estados Unidos contra o governo iraniano começou. Produzido pela Explosive Media, grupo que se apresenta como independente, o conteúdo chegou a ser exibido pela TV estatal.
Oriente Médio
Os vídeos culpavam o Ocidente pela escalada da violência no Oriente Médio e pelas mortes de crianças inocentes. O formato, segundo a Ansa, indica uma clara estratégia de Teerã para atingir uma audiência global em um momento em que o conflito movimenta o mercado de energia e divide opiniões no mundo todo.
Segundo o Youtube, o canal com as animações do brinquedo foi removido por violar políticas relacionadas a spam, práticas enganosas e golpes, no último dia 27. Apesar disso, a Explosive Media continua suas publicações em outras plataformas, como o X e o aplicativo de mensagens Telegram.
Além da plataforma de vídeos longos, a conta do grupo também foi suspensa no Instagram, conforme a imprensa americana. No entanto, outros perfis com o mesmo nome seguem ativos até esta quinta-feira.