Na corrida principal deste domingo, Verstappen largou em primeiro seguido de Russell, Hamilton e do espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin.
Por Redação, com Ansa - do Catar
O piloto holandês Max Verstappen, da Red Bull, conquistou neste sábado o tricampeonato mundial de Fórmula 1. O título foi confirmado antes mesmo do fim da corrida sprint - que tem menos voltas e vale menos pontos - no Grande Prêmio do Catar.
O mexicano Sergio Perez, também da Red Bull, vice-líder do campeonato, abandonou a prova após sofrer um acidente e assim perdeu qualquer chance de alcançar a pontuação de Verstappen na classificação.
A corrida sprint foi vencida pelo australiano Oscar Piastri, da McLaren, seguido de Verstappen e de três pilotos ingleses: Lando Norris, da McLaren, em terceiro, e as Mercedes de George Russell e Lewis Hamilton em quarto e quinto lugares respectivamente.
Equipe
Os carros da Ferrari vieram na sequência: o espanhol Carlos Sainz terminou em 6º e o monegasco Charles Leclerc foi o 7º.
– Com certeza é fantástico. Tem sido um ano incrível pra nós. Estou muito orgulhoso do trabalho da equipe – declarou Verstappen após a corrida.
Na corrida principal deste domingo, Verstappen largou em primeiro seguido de Russell, Hamilton e do espanhol Fernando Alonso, da Aston Martin.
– Vou tentar ser o melhor possível – disse ele sobre as perspectivas de permanecer no topo pelos próximos anos.
Campeões
Além da corrida principal deste domingo, restam outras cinco etapas do Mundial de Fórmula 1.
Verstappen dominou completamente a temporada com 13 vitórias nas 16 corridas principais. Ele já havia vencido os Mundiais de 2021 e 2022.
O holandês alcançou os brasileiros Ayrton Senna e Nelson Piquet, o australiano Jack Brahbam, o britânico Jackie Stewart e o austríaco Niki Lauda na condição de tricampeão do mundo de Fórmula 1.
Os maiores campeões são Lewis Hamilton e o alemão Michael Schumacher, com sete títulos, seguidos do argentino Juan Manuel Fangio, com cinco, e de dois tetracampeões: o alemão Sebastian Vettel e o francês Alain Prost. (ANSA).