O britânico Lando Norris, que ficara em segundo, e o australiano Oscar Piastri, que era o quarto colocado, agora perdem todos os pontos da noite.
Por Redação, com Reuters – de Las Vegas (NV-EUA)
O piloto belga Max Verstappen venceu o Grande Prêmio de Las Vegas, na noite passada, e se aproximou ainda mais do título da Fórmula 1 quando a McLaren teve seus dois carros desclassificados pelos comissários, horas após o término da prova.

O britânico Lando Norris, que ficara em segundo, e o australiano Oscar Piastri, que era o quarto colocado, agora perdem todos os pontos da noite. Assim, Verstappen está empatado com Piastri, com 366 pontos na temporada, e Norris tem 390 —24 a mais, com duas corridas para acontecer e 58 pontos em disputa.
Ao final da prova, ocorrida na madrugada de domingo no horário de Brasília, os carros da McLaren foram reprovados na inspeção. De acordo com os comissários, a espessura da prancha dos dois veículos ficou abaixo dos 9 mm mínimos exigidos pelo regulamento.
Argumentos
De acordo com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA), a escuderia afirmou que havia “circunstâncias atenuantes”, como as oportunidades limitadas para testes no dia 1 devido ao mau tempo e treinos reduzidos. A entidade negou a validade dos argumentos, mas declarou não ver sinais de intencionalidade na irregularidade.
George Russell, vencedor da corrida noturna do ano passado e, assim como Norris, fazendo sua 150ª participação, subiu para o segundo lugar, com seu companheiro de equipe Kimi Antonelli ficando em terceiro.
Antonelli terminou em quarto na bandeirada, mas caiu para quinto após a aplicação de uma penalidade de cinco segundos por largada antecipada. Norris, que terminou 20,741 segundos atrás de Verstappen, ainda pode garantir seu primeiro título no Catar no próximo fim de semana, mas Verstappen agora está novamente ao alcance e pode sentir a chance de um quinto título consecutivo.
Temporada
A McLaren já garantiu o título de construtores pelo segundo ano consecutivo.
— O carro estava funcionando muito bem, muito mais do meu agrado — disse Verstappen, que foi levado ao pódio com Norris e Russell em um Cadillac conversível rosa de LEGO dirigido pelo ator Terry Crews, enquanto fogos de artifício iluminavam o céu sobre a Strip.
Foi a 69ª vitória da carreira de Verstappen e a sexta da temporada, além de seu 125º pódio e o oitavo consecutivo no 150º Grande Prêmio da parceria entre a Red Bull e a Honda.
Norris perdeu a liderança para Verstappen na largada, caindo para terceiro quando saiu da pista na primeira curva, abrindo caminho para o piloto holandês e para Russell. Ele retomou a segunda posição de Russell na 34ª das 50 voltas, mas depois teve que administrar o combustível até o final.
— Deixei o Max ganhar — brincou.