Nas entrevistas antes do pódio, Norris dedicou a vitória ao ex-piloto brasileiro Gil de Ferran, ex-consultor da McLaren e morto em dezembro de 2023, aos 56 anos.
Por Redação, com Ansa – de São Paulo
O piloto britânico Lando Norris, da McLaren, venceu neste domingo um agitado Grande Prêmio de São Paulo de Fórmula 1, em Interlagos, e disparou na liderança do Mundial de Pilotos, em uma prova marcada pelos abandonos precoces da Ferrari e do brasileiro Gabriel Bortoleto. Mas a experiência e a ousadia permitiram que o belga tetracampeão Max Verstappen largasse em último lugar, dos boxes, e chegasse ao pódio.

Largando na pole, Norris cruzou a linha de chegada com ampla vantagem para o italiano Kimi Antonelli, da Mercedes, que resistiu aos ataques de Verstappen, da Red Bull, e faturou o segundo pódio em sua temporada de estreia na F1. Correndo sob bandeira holandesa, Verstappen fez uma corrida de recuperação e chegou a liderar entre as voltas 51 e 55, antes de fazer seu último pit stop e terminou em terceiro, mais vivo do que nunca na disputa pelo título.
Nas entrevistas antes do pódio, Norris dedicou a vitória ao ex-piloto brasileiro Gil de Ferran, ex-consultor da McLaren e morto em dezembro de 2023, aos 56 anos.
Pneus
A zona de pontuação ainda teve George Russell (Mercedes), Oscar Piastri (McLaren) — punido com 10 segundos após, segundo os comissários, ter causado uma batida em Antonelli —, Oliver Bearman (Haas), Liam Lawson (Racing Bulls), Isack Hadjar (Racing Bulls), Nico Hulkenberg (Sauber) e Pierre Gasly (Alpine).
Já a prova de Bortoleto, que corria pela primeira vez na F1 diante da torcida brasileira em Interlagos, terminou logo na volta de abertura, após ele bater sua Sauber na barreira de pneus em função de um toque com Lance Stroll (Aston Martin).
Outra decepção foi a Ferrari: Charles Leclerc abandonou depois ter tido sua suspensão dianteira esquerda quebrada por uma colisão com Antonelli, que havia sido tocado por Piastri na entrada do S do Senna, enquanto Lewis Hamilton danificou o bico e o assoalho após bater na traseira de Franco Colapinto (Alpine) na reta dos boxes. O heptacampeão ainda tentou proseguir na prova, mas acabou retirando o carro.
Título
Com isso, a Ferrari estacionou nos 362 pontos no Mundial de Construtores e foi ultrapassada pela Red Bull, agora com 366. A McLaren já garantiu o título, com 756, enquanto a Mercedes é segunda, com 398.
No Mundial de Pilotos, Norris cresceu no momento mais importante e ampliou sua vantagem sobre Piastri de nove para 24 pontos: 390 contra 366. Verstappen segue na briga, com 341, faltando apenas três etapas para o fim da temporada.
A próxima será em Las Vegas, nos EUA, no fim de semana entre 21 e 23 de novembro.