Rio de Janeiro, 05 de Dezembro de 2025

Trump cumprimenta presidente por seus 80 anos: ‘cara muito vigoroso’

Donald Trump cumprimenta Lula pelo seu 80º aniversário, destacando a vitalidade do presidente brasileiro e a importância das relações bilaterais entre Brasil e EUA.

Segunda, 27 de Outubro de 2025 às 20:40, por: CdB

Em sintonia com o colega brasileiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que teve uma “ótima reunião” com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Por Redação, com Reuters – de Kuala Lumpur e Seul

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) completou, neste domingo, 80 anos de idade e afirmou que nunca se sentiu tão bem, demonstrando disposição e vitalidade para seguir à frente do país. Segundo afirmou a jornalistas, na manhã desta segunda-feira ao deixar o hotel em Kuala Lumpur, Indonésia, que sua meta é viver 120 anos, com saúde e energia suficientes para continuar atuando na política e disputar um quarto mandato presidencial.

Trump cumprimenta presidente por seus 80 anos: ‘cara muito vigoroso’ | O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentou o presidente Lula
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cumprimentou o presidente Lula

Em sintonia com o colega brasileiro, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou que teve uma “ótima reunião” com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante encontro ocorrido na véspera. A declaração foi feita a bordo do avião presidencial Air Force One, em conversa com jornalistas. 

Trump disse que discutiram temas bilaterais e aproveitou o momento para parabenizar Lula.

— Quero desejar feliz aniversário ao presidente. Hoje é o aniversário dele. Você sabia? Ele é um cara muito vigoroso, na verdade, e fiquei muito impressionado. Então, feliz aniversário — disse o republicano, sorrindo, em tom descontraído, na conversa com os jornalistas que o acompanham na viagem à Coreia do Sul.

 

Rei morto…

Durante o mesmo dia, Lula falou sobre o encontro, desta vez na Malásia, onde participa da 20ª Cúpula da Ásia do Leste. O presidente brasileiro descreveu a conversa com Trump como positiva e aproveitou para reforçar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “é coisa do passado”.

— Disse pra ele que foi um julgamento sério, com provas contundentes. Disse a gravidade do que tentaram fazer, do plano para matar a mim, meu vice e o ministro Alexandre de Moraes. E que tiveram um direito de defesa que não tive. Ele sabe que rei morto, rei posto. Bolsonaro faz parte do passado — garantiu.

Lula destacou ainda que quem duvidava da capacidade de seu governo em reconstruir os laços diplomáticos com Washington estava enganado.

— Está estabelecida a relação entre o Brasil e os Estados Unidos. Quem imaginava que não ia ter (relação), perdeu. Vai ter e vai ter uma relação produtiva para os dois países e para a democracia — acrescentou.

 

Oportunidades

Durante sua passagem pela Malásia, país que visitou pela primeira vez, Lula afirmou ter se sentido muito bem recebido e destacou a boa energia do país e de seu povo. O presidente também enfatizou a excelente relação estabelecida com o primeiro-ministro Anwar Ibrahim, com quem manteve reuniões produtivas sobre cooperação econômica e desenvolvimento sustentável.

Lula elogiou ainda os empresários brasileiros que integraram a comitiva oficial e ressaltou que o intercâmbio comercial entre Brasil e Malásia, atualmente em torno de US$ 12 bilhões anuais, é pequeno diante do potencial das duas economias. Ele defendeu a ampliação de investimentos bilaterais e parcerias estratégicas, apontando que o fortalecimento das relações entre os dois países pode gerar benefícios concretos tanto para o Brasil quanto para a Malásia.

Aos 80 anos, Lula mantém o discurso otimista e reafirma sua disposição para continuar trabalhando pelo país e pela integração do Brasil com o mundo.

Edições digital e impressa