Parte das famílias contempladas também é beneficiária do ‘Bolsa Família’, programa do governo voltado à promoção da segurança de renda e à redução da pobreza.
Por Redação – do Rio de Janeiro
Em visita às obras em curso no Estado do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acompanhou a entrega de moradias do Programa ‘Morar Carioca do Aço’, onde 64 família receberam os apartamentos, elevando para 400 o número total de moradores contemplados no conjunto habitacional.

— Minha visita aqui hoje é simplesmente para constatar a realização do sonho dessas pessoas. Quem já nasceu em condições, numa casa com chuveiro, com água, comida, não tem noção do significado de uma casa para uma pessoa, não tem noção. Quem já nasceu em condições, numa casa com chuveiro, com água, comida, não tem noção do significado de uma casa para uma pessoa, não tem noção — afirmou o presidente, durante encontro com moradores da comunidade.
Parte das famílias contempladas também é beneficiária do ‘Bolsa Família’, programa do governo voltado à promoção da segurança de renda e à redução da pobreza.
Parceria
Durante a solenidade, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, destacou a parceria entre a prefeitura e o governo para viabilizar o projeto habitacional na comunidade.
— Numa parceria da prefeitura com o Governo Federal, logo que o presidente Lula entrou, a gente já tinha o projeto. Pedi o financiamento, o governo liberou e aqui estamos construindo 800 apartamentos. Além desses apartamentos, estamos reformando todo o entorno da comunidade — observou Paes.
Ao lado do prefeito, o presidente Lula afirmou que as disputas eleitorais devem ser construídas com base em alianças políticas e não com foco nos adversários. Anteriormente, em entrevista ao diário popular carioca ‘O Dia’, Lula reafirmou apoio político ao prefeito e destacou a importância de formar uma frente capaz de disputar não apenas o governo estadual, mas também cadeiras no Senado, na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
— Sobre as eleições, temos que lembrar que não se escolhe adversários, mas sim aliados. Paes tem o meu apoio político e o importante agora é construir uma chapa forte, capaz de vencer não apenas a disputa pelo governo, mas também de conquistar cadeiras no Senado, na Câmara e na Alerj e não deixar que o autoritarismo e o retrocesso voltem a ganhar espaço no Rio de Janeiro e em nosso país — acrescentou.
Desastres
Durante a entrevista, Lula também abordou as medidas adotadas pelo governo federal para enfrentar enchentes e deslizamentos, fenômenos recorrentes em diferentes regiões do país. Entre as ações mencionadas está um projeto de drenagem no bairro Jardim Maravilha, em Guaratiba, que recebe investimentos de R$ 340 milhões dentro do Novo PAC.
— No PAC Seleções, já selecionamos ou retomamos quase 60 projetos de obras de drenagem e contenção de encostas para o estado do Rio, com recursos de R$ 3,9 bilhões — pontuou.
O presidente disse, por fim, que o governo ampliou a estrutura da Defesa Civil e implementou sistemas de alerta enviados diretamente para celulares da população em áreas de risco.