Rio de Janeiro, 23 de Abril de 2025

Tocantins registra maior apreensão de cocaína em 15 anos

A Polícia Federal apreendeu mais de 565 kg de cocaína e armas em Porto Nacional, resultando na prisão de cinco traficantes. Entenda os detalhes da operação.

Quarta, 09 de Abril de 2025 às 12:00, por: CdB

A Polícia Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins apreenderam mais de 565 quilos de cocaína e armas de uso restrito em operação em Porto Nacional.

Por Redação, com ACS – de Brasília

A Polícia Federal e a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Tocantins (FICCO/TO) realizaram na tarde de terça-feira a apreensão de mais de meia tonelada de cocaína na cidade de Porto Nacional (TO), resultando na prisão em flagrante de cinco indivíduos por tráfico internacional de drogas.

Tocantins registra maior apreensão de cocaína em 15 anos | Na operação também foram apreendidas cinco armas de fogo de uso restrito e de uso proibido
Na operação também foram apreendidas cinco armas de fogo de uso restrito e de uso proibido

As equipes policiais efetuaram diligências na região de Porto Nacional visando à repressão ao tráfico de drogas, após obterem informações de que um grupo criminoso estaria atuando no recebimento e envio de grande quantidade de cocaína de origem estrangeira, a qual seria posteriormente distribuída no Tocantins e em outros Estados.

Durante as ações, os policiais abordaram uma carreta, na qual foram localizados mais de 565 kg de cloridrato de cocaína, ocasião em que o condutor do veículo recebeu voz de prisão em flagrante. Além disso, foram presos em flagrante outros três integrantes do grupo criminoso, em poder dos quais foram apreendidos veículos utilizados na prática criminosa, principalmente na logística do tráfico internacional de drogas.

Continue lendo

Na operação também foram apreendidas cinco armas de fogo de uso restrito e de uso proibido, incluindo pistolas e carabinas com numeração suprimida e sem o devido registro legal.

Os suspeitos foram conduzidos à Superintendência Regional da Polícia Federal no Tocantins, sediada em Palmas, onde foi instaurado Inquérito Policial mediante Auto de Prisão em Flagrante. Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de tráfico internacional de drogas e associação para o tráfico, além de posse ilegal de armas de fogo de uso restrito e de uso proibido.

A FICCO/TO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – Tocantins) é composta pelas Polícias Federal, Civil, Militar e Penal do Estado do Tocantins.

Tráfico internacional de drogas

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, com apoio Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Acre e do Grupo Especial de Operações em Fronteira (GEFRON) da Secretaria de Segurança Pública do Acre, a Operação Renitência, com o objetivo de desarticular organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas e a lavagem de capitais.

As investigações tiveram início a partir de prisão em flagrante ocorrida em dezembro de 2023 e revelaram a atuação estruturada de um grupo criminoso com ramificação interestadual. Conforme os levantamentos, a organização criminosa importou drogas (cocaína) do Peru e Bolívia, que depois foram remetidas para outros estados da federação, notadamente Santa Catarina.

Cerca de 80 policiais federais e das forças estaduais foram mobilizados para dar cumprimento a 11 mandados de busca e apreensão, cinco mandados de prisão preventiva e três prisões em flagrante nos Municípios de Assis Brasil/AC, Brasiléia/AC, Rio Branco-AC, Palhoça-SC e São José-SC.  

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro, além de outros delitos que vierem a ser identificados no curso das investigações.

Edições digital e impressa
 
 

Utilizamos cookies e outras tecnologias. Ao continuar navegando você concorda com nossa política de privacidade.

Concordo